terça-feira, 12 de junho de 2012

OS PROFESSORES SÃO ESSENCIAIS



 Tenho 50 anos e fazendo as contas rapidamente, entre  o 1º, 2º graus, universidade (dois cursos superiores), duas pós-graduações, seminários e cursos em geral, ao longo da minha vida, passei mais de  20 (vinte) dentro de salas de aula, ao lado de Professores.
O pais saiu do regime militar, veio uma nova ordem institucional com a Constituição, já elegemos 4 presidentes em 6 eleições diretas.
O Brasil ganhou mais duas copas do mundo, outros esportes cresceram, evoluíram, particularmente o Voleibol (de quadra e praia).
A tecnologia eletrônica e as comunicações dão passos espetaculares no mundo e por aqui também, e vamos sediar uma Copa e uma Olimpíadas.
Mas, infelizmente no Brasil e na Bahia , a  administração pública em todos os níveis não prioriza a educação e continuamos a ter uma baixa qualidade no nível de ensino nas escolas públicas.
E o mais grave é que o drama dos professores baianos e brasileiros permanece em relação aos salários e as condições de trabalho.
Este flagelo como os efeitos da seca no nordeste, parece insuperável  e povo do sertão, assim como os professores esperam reconhecimento, justiça social e condições dignas pra sobreviver. 
Como nordestino e um eterno aluno, clamo por justiça, para os atingidos pela seca e para os professores baianos e brasileiros.
Chega de carros pipas e cestas básicas para os nordestinos da seca, chega de abonos e penduricalhos nos contracheques dos professores. Salário digno pra todos, sejam ativos ou aposentados. Água, infraestrutura, crédito,terra para os trabalhadores rurais.             
Tenho respeito, admiração e saudade dos meus professores, é uma pena que meus sentimentos e da maioria dos brasileiros, não se tornam uma doença contagiosa para contaminar, prefeitos, governadores, presidentes....
 "Melhor seria que não houvesse imperadores e ditadores em lugar nenhum, mas se houver, que se curvem diante dos professores."  Edmo D’El-Rei Lima
                         Edmo D’El-Rei Lima              edmolima2010@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário