terça-feira, 5 de maio de 2009

Turismo - Inaugurada nova iluminação no Pelourinho

O governador Jaques Wagner e o ministro do Turismo, Luiz Barretto, inauguraram ontem , no Largo do Cruzeiro de São Francisco, a nova iluminação pública do Pelourinho. Para a implantação do novo sistema de iluminação foram substituídas mais de 200 luminárias, com reforço de equipamentos nos pontos mais críticos e investimentos da ordem de R$ 1,2 milhão. Lâmpadas e lampiões foram trocados por luminárias que oferecem mais eficiência e segurança. Percussionistas do bloco Cortejo Afro acompanharam as autoridades desde a Igreja do Rosário dos Pretos, passando pela Rua Gregório de Mattos, até o Cruzeiro de São Francisco, onde, num ato simbólico, todas as luminárias recém-instaladas foram acesas.
Um pouco antes, foi realizada, na Igreja do Rosário dos Pretos, solenidade de assinatura da ordem de serviço para início das obras de restauração do monumento, através de convênio entre o Governo do Estado e o Ministério do Turismo, através do Programa de Desenvolvimento Turístico do Nordeste (Prodetur 2).
Desde março, as lâmpadas e os lampiões das principais ruas do Pelourinho vêm sendo substituídos por luminárias, que oferecem mais eficiência, conforto e segurança a moradores, turistas, comerciantes e frequentadores da região.
Benefícios - Os principais benefícios do novo sistema de iluminação são a maior durabilidade dos equipamentos, a redução dos custos de manutenção e a projeção da luz com alcance de um raio de 25 metros (as luminárias do sistema anterior atingiam um raio de 10 metros).
Estavam presentes o secretário de Cultura, Márcio Meirelles, o secretário de Turismo, Domingos Leonelli (PSB), o diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), Frederico Mendonça, e a coordenadora do Escritório de Referência do Centro Antigo, Beatriz Lima, entre outros. O evento contou ainda com apresentações do Bloco Afro Olodum, da Orquestra Fred Dantas e do grupo Os Bonecões.
Fonte: Diário Oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário