sexta-feira, 26 de junho de 2009

Hino ao 2 de julho pode se tornar o oficial da Bahia

Pelo segundo ano consecutivo, Cachoeira, a 110 quilômetros de Salvador, no Recôncavo, foi sede do governo baiano. A transferência prevista na Lei 10.695/07 determina que todos os anos, no dia 25 de junho, a sede do governo seja instalada no município. Durante as comemorações a data, o governador Jaques Wagner indicou a Assembléia Legislativa da Bahia a adoção do Hino ao Dois de Julho, como hino oficial da Bahia.
Composto por Ladislau dos Santos Titara (com música de José dos Santos Barreto), o hino faz menção as principais batalhas que tiveram como protagonistas o povo baiano, além de proclamar a liberdade e a democracia. O argumento fica explícito no trecho: “... com tiranos, não combinam brasileiros corações”.
Além disso, o feriado do 2 de Julho, hoje apenas municipal, deve ser reconhecido como marco para a Independência do Brasil e se tornar um feriado Nacional. “A data representa o ato inaugural da conquista de um Brasil Independente”, disse o historiador Ubiratan Castro, presidente da Fundação Pedro Calmon, da Secretaria Estadual da Cultura.
“Precisamos contar a história do Brasil como ela de fato aconteceu. O 2 de Julho é uma data importante para a independência do Brasil e precisa ser reconhecida como tal. Estou solicitando isto para a história permanecer e ser repassada corretamente”, explicou Wagner.
A recuperação da rodovia ligando São Félix a Maragogipe , um dos atos que marcaram as atividades do governador Jaques Wagner no dia, foi festejada pela população das cidades.
A ideia da transferência da capital ,a cada ano, no dia 25 de junho é de autoria da deputada federal Lídice da Mata (PSB), nascida em Cachoeira. Em 2007, o governador Jaques Wagner encaminhou ao Legislativo, projeto inspirado na idéia da deputada cachoeirana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário