terça-feira, 8 de dezembro de 2009

DIA 06 DE DEZEMBRO DE 2009 COMPLETOU 10 ANOS DO FALECIMENTO DE PAULINO VIEIRA.


PAULINO VIEIRA,

NASCIDO EM 20/06/1929, EM SANTA CATARINA, CASOU-SE COM SRA. PALMIRA EM 15/02/1950 NA CIDADE DE APUCARANA NO PARANÁ, NO MESMO MOMENTO EM QUE INICIOU SUA MILITANCIA CLANDESTINA NO PCB.

FOI COMPANHEIRO DE LUTA DE JOÃO SALDANHA, GREGÓRIO BEZERRA, DENTRE OUTROS.

DURANTE A DITADURA MILITAR, RESPONDEU A 04 PROCESSOS: 02 NO PARANÁ, 01 EM GOIÁS E OUTRO NA BAHIA.

EM 1966, FEZ CURSO DE GUERRILHA NA EX-UNIÃO SOVIÉTICA.

EM 1969, APÓS SER PRESO PO SERGIO PARANHOS FLEURI, EM SÃO PAULO, FOI CONDUZIDO ATÉ CURITIBA, ONDE CUMPRIU 18 MESES DE PRISÃO.

DE 1970 A 1972, ESTEVE EM GOIÁS, ONDE REORGANIZOU O PCB.

EM 1972 VEIO PARA A BAHIA, NA MESMA TAREFA DE REORGANIZAR O PCB.

EM 1975, FOI PRESO E TORTURADO BARBARAMENTE, PELO DOI CODI, ONDE FOI CONDENADO A CINCO ANOS DE PRISÃO, ONDE SOMANDO-SE TODOS SEUS PROCESSOS, SUA CONDENAÇÃO TOTAL FOI DE 10 ANOS, COM SEUS DIREITOS POLITICOS CASSADOS. CUMPRIU AO TODO 6 ANOS, SENDO 04 ANOS NA BAHIA.

FOI ANISTIADO EM 28 DE OUTUBRO DE 1979.

SAI DO PCB E ALINHA-SE AS POSIÇÕES DE LUIZ CARLOS PRESTES.

INGRESSOU NO PSB, EM 1988, ACUPANDO O CARGO EXECUTIVO DE TESOUREIRO. FOI ELEITO DIRETOR DE TRANSPORTES DA FEDERAÇÃO DE ASSOCIAÇÕES DE BAIRROS DE SALVADOR- FABS .

TODA A HISTORIA ORGANIZATIVA DO PSB DE 88 PARA CÁ PASSOU PELAS SUAS MÃOS, NA ORIENTAÇÃO POLITICA EM DEFESA DE UM PARTIDO SOCIALISTA SÉRIO, IDEOLOGICO E UNITÁRIO. NA LUTA PELO SOCIALISMO, ELE NUNCA DESCANSOU E JAMAIS DEIXOU DE ESTAR AO LADO DOS TRABALHADORES, SEUS SINDICATOS A FAVOR DE SEU POVO

PAULINO, UM HOMEM SIMPLES, COM UM PASSADO DE LUTAS QUE DEIXOU UM GRANDE VAZIO, MAS QUE SEU EXEMPLO DE COMPROMISSO COM A NAÇÃO E COM A DEMOCRACIA FICA COMO UM LEGADO PARA A NOSSA HISTORIA.

ESTE É O PERFIL DE UM HOMEM QUE FOI E AINDA É UMA REFERENCIA DE DIGNIDADE, CORAGEM, COERENCIA COM OS IDEAIS E COM OS PRINCIPIOS ESCOLHIDOS PARA A SUA VIDA, E COMO TAL DEVE SER CONSIDERADO UM HEROI E UM PATRIOTA DEDICADO AO NOSSO PAÍS

3 comentários:

  1. Homenagem muita justa ele é um merecedor grande homem eu um grande exemplo.
    Ele fez historia!!!

    ResponderExcluir
  2. Homem digno e trabalhador, principalmente pelas causas sociais. Vislumbrava um novo país, socialista, na sua essência, onde a classe trabalhadora tivesse voz e participação efetiva.

    Luiz Moraes.

    ResponderExcluir
  3. HOMEM SERIO E DIGNO. VAMOS LEMBRAR AOS DIRIGENTES DO PSB QUE NÃO O ESQUEÇA. AFINAL ELE FEZ HISTORIA NO BRASIL, NA BAHIA, NÃO PODEM ESQUECER DE SUAS LUTAS.

    ResponderExcluir