terça-feira, 27 de julho de 2010

CTB confirma apoio a Jaques Wagner.



A Direção Plena da CTB Bahia definiu, reunida na quinta-feira (22), seu apoio à candidatura de Jaques Wagner, para o governo da Bahia, Lídice e Pinheiro para o Senado Federal.
Ao definir o apoio a Direção da CTB ressaltou a importância de apoio a uma candidatura capaz de contribuir com o protagonismo dos trabalhadores e impulsionar a construção de um novo projeto de desenvolvimento para a Bahia. A eleição de Wagner em 2006, para o governo da Bahia, encerrou uma etapa onde imperou por muitos anos o atraso e desmandos por parte do Carlismo, e de longo ciclo das oligarquias baianas.
Na sua resolução política a CTB reconhece na candidatura de Wagner a representação de um projeto regional de significativo avanço no campo das conquistas sociais, políticas e econômicas. Ao contrário daqueles que representam o atraso e sempre governou o estado em defesa de interesses restritos a poucos. De um grupo político que durante longo período manteve controle rígido dos principais meios de comunicação, recusou o diálogo democrático com a sociedade organizada (inclusive as entidades representativas dos servidores públicos), esvaziando instâncias consultivas como os conselhos e conferências, tão incentivados pelo governo federal, além de reduzir o papel do poder legislativo a simples extensão do gabinete do governador.
A CTB reforça ainda a mais ampla unidade no campo democrático e progressista no apoio a candidatura de Wagner. Eleger Wagner, governador, Lídice e Pinheiro, Senadores, é também contribuir com a eleição de Dilma Rousseff, e a continuidade e fortalecimento ao projeto iniciado pelo presidente Lula em 2002. A derrota das forças do atraso em nosso estado é de vital interesse para o povo baiano, evitando o retrocesso da direita neoliberal, e assim impulsionar o processo de mudanças iniciado pelo governo Wagner em 2006.
Confira as resoluções da reunião da CTB BAHIA

As eleições gerais de 2010 põem em confronto direto dois projetos políticos antagônicos. De um lado, a aliança de partidos, movimentos populares e setores sociais, defensores da continuidade e do aprofundamento das mudanças. De outro, a aliança conservadora e de direita das legendas e segmentos econômicos que sustentaram e se beneficiaram do governo neoliberal de FHC.
Na Bahia, a eleição de Wagner para o governo em 2006 significou um importante avanço no campo das conquistas sociais e políticas – o nosso estado contribuiu para o recorde de empregos com carteira assinada no país e hoje ocupa posição de destaque entre os estados da federação, com ênfase para a construção civil, agropecuária e serviços, além da continuidade do aumento do número de postos de trabalho com os projetos já garantidos para os próximos anos. A Bahia precisa aprofundar e desenvolver o ciclo de crescimento iniciado pelo atual governo, para continuar trilhando o caminho do desenvolvimento regional, da democracia, da valorização do trabalho e da universalização dos serviços públicos. Esse processo exige ampla unidade de forças políticas e sociais, em torno de uma plataforma de lutas e de uma candidatura com propostas programáticas que lhe sustente.
A CTB, como uma das protagonistas na elaboração e realização da 2ª Conclat (Conferência Nacional da Classe Trabalhadora Brasileira), entende ser imprescindível lutar para evitar retrocessos políticos e continuar avançando no rumo das mudanças.
A CTB, que representa seis milhões de trabalhadores e trabalhadoras em todo o Brasil, e que na Bahia se constitue na maior força política no movimento d os trabalhadores e trabalhadoras não poupará esforços na busca da reeleição da candidatura do campo democrático e popular.
Para a classe trabalhadora o objetivo é lutar para a implementação de um projeto de desenvolvimento que valorize o trabalho e o trabalhador. Que aposte numa agenda positiva voltada ao apoio a luta e a defesa das bandeiras históricas da classe trabalhadora. A redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais,sem redução de salário, o fim do fator previdenciário, a reforma agrária, o fortalecimento da política agrícola focada na agricultura familiar, continuarão sendo reivindicações importantes, das quais não abdicaremos mão no curso da batalha política.
Ao assumir este posicionamento na disputa estadual, A CTB conclama a unidade no campo no campo democrático e progressista, no apoio a candidatura de Wagner. Eleger Wagner, governador, Lídice e Pinheiro, Senadores, é também contribuir com a eleição de Dilma Rousseff, a continuidade e fortalecimento ao projeto iniciado pelo presidente Lula em 2002, e pelo governo Wagner em 2006.
A derrota das forças do atraso em nosso estado é de vital interesse para o povo baiano, evitando o retrocesso da direita, e assim impulsionar o processo de mudanças em nosso estado. Para garantir a ampliação dos espaços no Poder Legislativo, apoiaremos a eleição de companheiros e companheiras de estreita vinculação a luta dos trabalhadores, a fim de garantirmos a mais ampla vitória política e eleitoral para o povo baiano.

Salvador (BA), 22 de julho de 2010.

Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil -Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário