quinta-feira, 22 de julho de 2010

Um Centro de Convenções reformado para a Bahia

Emília Silva*
O Governo da Bahia, através da Setur e Bahiatursa, entregou a reforma do Centro de Convenções. A entrega deste equipamento turístico restabelece a competitividade da Bahia frente a outros estados, uma vez que Salvador é a terceira capital do Brasil na realização de eventos nacionais e internacionais, perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro.
Em 2008, a captação de 108 mil congressistas bateu o recorde dos últimos anos. Com as obras de requalificação e a parceria do Salvador Convention Bureau, na captação de eventos, espera-se superar esta marca. Agora sediamos o evento da ONU e em setembro sediaremos o Congresso de Odontologia, com a participação de 15 mil congressistas.
Hoje a Bahia tem uma ótima imagem, ao ser escolhida como destino preferido dos brasileiros e ser citada pelo New York Times como um dos 31 destinos a serem visitados em 2010. Não se consegue esta unanimidade sem esforço, sem trabalho!
Neste contexto, a reforma do Centro é uma estratégia necessária à continuidade de uma política que nesta administração, ao desenvolver com o setor privado experiências de cogestão, aposta no crescimento do turismo através da abertura de novos voos, a criação de novos produtos, o sistemático e ininterrupto trabalho de promoção nos mercados nacionais e internacionais, para que a Bahia ocupe sempre um lugar de destaque entre os principais destinos turísticos do mundo.
A reforma consumiu recursos na ordem de R$21 milhões e nove meses de trabalho. Foi substituído o telhado do Pavilhão de Feiras e do Prédio Central, requalificados o quarto piso e o auditório Iemanjá, recuperados os elevadores, escadas, banheiros, além do novo visual no lobby sul e norte, que não sofriam intervenções desde 1993.
Um novo projeto de comunicação visual, com sinalização interna e embelezamento que ocupa os quatro murais da fachada do Centro, além de esculturas do artista Bel Borba deram os toques finais antes da entrega do equipamento ao Congresso da ONU. Desde 1º de maio, o Centro foi aberto ao público que aqui realiza encontros do próprio estado e os de natureza turística, cumprindo o papel de captar turistas para o estado da Bahia.
* Presidenta da Bahiatursa

Nenhum comentário:

Postar um comentário