sexta-feira, 18 de maio de 2012

Feira de Turismo da Bahia discute a questão dos transportes

O primeiro Salão de Turismo da Bahia reuniu representantes dos principais destinos na Bahia e todo trade turístico do Estado. Em concorrida palestra do diretor da Embratur, o baiano Marco Antonio Lomanto, as principais estratégias de divulgação do destino Brasil e de captação de eventos internacionais para o país foram apresentadas. Frisando que a estratégia atual de captação de turistas internacionais se fixou nos 17 principais países emissores, entre os quais se destacam, USA, Espanha, Portugal, Argentina, Itália, Alemanha e França.
Em intervenção oportuna durante os debates, o consultor de transportes e conselheiro da Fieb , Osvaldo Campos (PSB/BA), sugeriu ao diretor Marco Lomanto, a elaboração de uma estratégia conjunta, da Embratur com o BNDES , com o objetivo de estruturar, em parceria com o setor privado, uma grande companhia áerea brasileira de atuação global, nos moldes da antiga VARIG, questão estratégica para a atração de um maior número de turistas internacionais. Lembrou que o Chile desenvolveu esta estratégia, tanto no setor aéreo, com a globalização da LAN - Linhas Aéreas Nacionais,, hoje a maior empresa área latino americana, quanto no setor naval, com a CSAV, Companhia Sul Americana de Vapores, também maior empresa de transporte marítimo da América do Sul.
Presente à palestra, o Secretário de Turismo do Estado da Bahia, Domingos Leonelli (PSB) elogiou a proposta do consultor e recomendou à Embratur esforços para uma maior participação do segmento de turismo sobre as decisões da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil.
A consultora e ex- presidente da Bahiatursa, Maria Emília, elogiou a estratégia de atuação da Embratur que previlegia a captação de turistas das Américas, principalmente da Argentina , Estados Unidos e México. Salientou que a questão do tempo de viagem, num trajeto internacional, é um dos principais fatores na escolha do destino turístico internacional.
A Feira de Turismo prossegue amanhã,  no Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções. A entrada é franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário