segunda-feira, 7 de maio de 2012

Petistas temem ação de Lídice

Política 
Publicada na Tribuna da Bahia:Lilian Machado - REPÓRTER


 A semana promete ser de bastante movimentação no PSB baiano. Os membros da executiva municipal da sigla devem pressionar a senadora Lídice da Mata, principal líder e presidente do partido em âmbito estadual, a se candidatar para a disputa ao Palácio Thomé de Souza. O fato já vem sendo observado pela articulação política do pré - candidato petista à Prefeitura, Nelson Pelegrino (PT), conforme nota no site Política Livre ontem. É certo que os petistas teriam notado um movimento “suspeito” da senadora com os vereadores de siglas aliadas. 
Ela teria ligado para parlamentares com intuito de conversar sobre a cidade, “em clara posição de quem quer auscultar o pulso do município e dos agentes políticos que mantêm contato direto com as comunidades das regiões mais pobres da cidade”. Conforme diz a nota, trata-se de iniciativa típica de quem quer se manter, no mínimo, no jogo sucessório. A incerteza é se Lídice estaria se movimentando com o intuito de protagonizar o processo ou ser apenas coadjuvante. O temor dos petistas se explica no fato, de a senadora se apresentar bem nas avaliações internas dos partidos.   
Até o momento, a senadora não bateu o martelo sobre a pré-candidatura. Em recente conversa com a reportagem da Tribuna, ela disse que as convenções é quem iriam definir a questão. Mas há quem diga que é possível o seu ingresso na disputa antes disso e há uma movimentação do partido nesse sentido.  Na semana passada, o presidente estadual de um partido da base do governo Wagner (PT) - que pediu anonimato - chegou a afirmar que “eles (PT) não se enganem, não. Lídice vem aí e pode ser para decidir...”. 
O deputado estadual Capitão Tadeu se coloca como pré-candidato, mas disse que se ficar decidido que a senadora é a candidata ele ficará feliz e ainda fará campanha. Segundo ele, na última reunião do diretório municipal houve uma enquete em que a maioria respondeu que não queria apoiar a pré-candidatura de Pelegrino. O presidente nacional do PSB, Eduardo Campos também deixou claro que o partido deve ter candidatura própria nas principais capitais, fato que deve mexer ainda mais no cenário de pré-candidaturas da base em Salvador (LM).
A vitória dos Socialistas na França contribuem também para um ambiente favoravel à volta dos Socialistas ao poder em Salvador.

Publicada na Tribuna da Bahia em 07/05/2012 01:02| Atualizada: 07/05/2012 00:58 

Nenhum comentário:

Postar um comentário