quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Lídice vê com satisfação crescimento da presença feminina na política

LÍDICE DA MATA, PRESIDENTE DO PSB DA BAHIA
Somente o inesperado poderá afastar a socialista baiana do intento de ser um dos nomes para disputar uma vaga no Senado na chapa da coligação que elegeu Jaques Wagner. Meses a fio, emendando viagens, contatos e fazendo o que ela gosta - muita política - costurou seu nome entre seus correligionários e na mídia, tornando-o imbatível e insubstituível.
Estrela do PSB baiano, agora brilha mais com a ascensão de Ciro como um provável candidato à presidência da República, dividindo o palanque do Governo com a ministra Dilma Rousseff, o que, para ela, ao invés de dividir, somará mais votos para garantir um nome apoiado por Lula como seu substituto.
Embora cautelosa, fustiga os institutos ao afirmar que pesquisa não define eleições, sendo importante ganhar visibilidade e saber ocupar os espaços no momento certo, pois muitos fatores podem acontecer. Exemplifica com o surgimento do nome da senadora Marina Silva, elemento jamais pensado ou cogitado meses atrás, e que deu novas cores ao quadro político.
O nem sempre poder prever reafirma o conteúdo de política que a torna mais atraente, assim como a vida, enfrentando o imponderável, o que a torna encantadora e desafiadora. A emoção mantém uma profunda relação com a política, e viceversa, lembrando que Getúlio Vargas foi condenado e execrado em vida para tornar-se um mito após a morte, lembra a deputada.
Primeira prefeita mulher de Salvador, eleita quando "a Bahia era de ACM", Lídice, nos quatro anos de mandato, foi perseguida, cerceada e praticamente impedida de administrar a cidade. As verbas federais e estaduais foram bloqueadas e teve contra ela o bombardeio diário de toda a mídia. Nem por isso desistiu e continuou a fazer política.
Viu chegar o fim do período ditatorial no Brasil, e hoje, lembra com grande alegria, o avanço do sentimento democrático em todos os níveis, com o amadurecimento da política no País. Os candidatos, além de idéias, já apresentam projetos e programas de trabalho, com muitos deles trazendo em seus currículos experiências administrativas que podem ser julgadas pelos eleitores.
Não deixa de lamentar o afastamento do PMDB da base de sustentação do grupo que derrotou o carlismo na Bahia, criando uma espécie da família de amigos, agora em campos diferentes. Diz que o governador Jaques Wagner teve competência para administrar a crise, trazendo para o grupo os novos aliados e atores de quadros que não o apoiaram nas últimas eleições.
Sem citar nomes, não esconde que tais medidas sacrificaram alguns parceiros e projetos regionais, mas foi necessário aceitar as adesões, sem perder o comando. Acredita que o Governo já reverteu os índices sociais, mesmo enfrentando período marcado pela crise econômica, estabelecendo diálogos e um clima de paz política jamais vivida na Bahia.
Vê com satisfação o crescimento da presença feminina em todos os segmentos da sociedade, exercendo comandos de negócios e situações difíceis, tanto no setor público como no privado. O machismo que impediu por muito tempo o exercício do voto pelas mulheres desaparece na medida em que novos valores surgem como exemplo. Cita o número de países e órgãos governados por mulheres e até mesmo as três candidaturas femininas no Brasil.
Considera difícil - mas não impossível - o PT aceitar outro candidato para concorrer à presidência, mas antes de tudo é importante pensar na preservação do projeto político de Lula, sem torná-lo restrito a meros oito anos. É preciso fortalecer as alianças políticas regionais e nacionais, ampliando a capilaridade das mensagens e dos seus líderes.
Afinal de contas, pondera e alerta Lídice, tem que sentir a hora certa para decidir e não antecipar desencantos por candidaturas. A sabedoria reside em disseminar as idéias de cada um, ouvindo o clamor da sociedade para responder com o sentimento da união e da liberdade. Trabalhar neste sentido é o discurso de quem não tem medo, garante a socialista baiana.
Matéria publicada no Jornal Bahia Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário