
Segundo Lídice, todas as homenagens ao deputado Luis Eduardo Maglhães, que morreu em 1998, e que dá nome ao aeroporto, já foram feitas. A senadora ressaltou, inclusive, que a mudança para o antigo nome está sendo negociado com a família do parlamentar. “Se o aeroporto tivesse qualquer outro nome não haveria essa discussão, mas a importância da data representa muito para todo o povo baiano”, assinalou.
Lídice da Mata disse ainda que o próprio Antonio Carlos Magalhães, pai de Luis Eduardo, relutou em aceitar a homenagem. O projeto de retorno do antigo nome é do deputado Luis Alberto (PT-BA) e já recebeu parecer favorável na Câmara dos Deputados. O projeto terá que ser votado ainda no Senado.
O governador Jaques Wagner, também presente à sessão especial, defendeu a troca do nome e lembrou sua amizade com Luis Eduardo. “Éramos amigos e, pelo fato de fazermos aniversário na mesma data, muitas vezes comemoramos juntos. Quando surgiu a idéia dessa homenagem, eu fui a favor, mas, passada a tristeza, refleti sobre isso e hoje defendo a volta do antigo nome. Nenhum homem individualmente substitui a saga de um povo”, disse Wagner.
A sessão especial em homenagem ao dois de Julho contou com a presença dos ministros das Cidades, Mario Negromonte, e do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence. Participaram também os secretários estaduais de Desenvolvimento Social, Carlos Brasileiro, de Saúde, Jorge Sola, de Segurança Pública, Mauricio Barbosa, de Justiça e Direitos Humanos, Secretaria Internacional, Fernando Schmidt. Os deputados Rui Costa(PT), Alice Portuga(PCdoB) , Antonio Brito (PTB ), Luis Argolo ( PP ), Geraldo Simões ( PT ), Daniel Almeida (PC do B), Luis Alberto (PT), José Carlos Araújo (PR). Prestigiaram também o evento a prefeita de Mangabeira, Domingas Souza da Paixão, Vovô do Ilê, Zulu Araújo, membro do PSB e ex-presidente da Fundação Palmares, João Jorge, do Olodum, além de vários convidados que prestigiaram a sessão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário