terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Lídice da Mata: “Vou honrar a tradição de luta das mulheres baianas”

Primeira senadora eleita pela Bahia, a deputada federal Lídice da Mata (PSB), assumirá, a partir de 1º de janeiro de 2011, a responsabilidade de ocupar uma das 81 cadeiras do Senado. “Eu fui a primeira mulher eleita presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Fui a primeira mulher a ser prefeita de Salvador, assim como a primeira mulher presidente do Partido Socialista Brasileiro no Estado. E agora, a primeira senadora.” Feliz com o resultado das urnas, a parlamentar disse, em entrevista ao Portal PSB, que suas prioridades serão educação e turismo. “Ajudarei o governador Jaques Wagner (PT) a trazer novas universidades federais, fortalecer o ensino técnico-profissionalizante e, principalmente, ajudar os municípios a responderem esse imenso desafio, que é alfabetizar as nossas crianças na escola pública”, afirmou.
Confira abaixo a íntegra da entrevista:
Portal PSB: Quais serão suas prioridades para o Senado?
Lídice da Mata: Desejo continuar atuando na área do turismo. Irei fortalecer a cultura baiana em todas as suas formas de manifestações, inclusive a cultura rural. Trarei para o Senado a minha experiência como presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados. Quero, ainda, dedicar-me com prioridade a questão da educação. O desafio é fortalecer o ensino público. É dar aos filhos dos pobres nas escolas públicas as mesmas condições dos filhos dos ricos. Ajudarei o governador Jaques Wagner a trazer novas universidades federais, a fortalecer o ensino técnico, o ensino profissionalizante e, principalmente, a ajudar os municípios a responder esse imenso desafio, que é alfabetizar as nossas crianças na escola pública.
Portal PSB: Como a senhora vê a conquista da Presidência da República por uma mulher? Que avanços terão as políticas de gênero?
Lídice: Com muita alegria. Esse era um sonho da militância feminista no Brasil. Quanto aos avanços nas políticas de gênero, essa é a maior expectativa das mulheres de todo o Brasil. Pela primeira vez um candidato à Presidência do Brasil coloca como plataforma prioritária a construção de seis mil novas creches em nosso País. Só uma mulher poderia priorizar isso. A creche é parte de uma política de educação e integração. Precisamos fazer com que aqueles que menos podem tenham acesso ao desenvolvimento educacional. Queremos que crianças de oito meses, um e dois anos de idade possam ingressar numa creche para desenvolver suas capacidades cognitivas, mas, acima de tudo, garantir que a mulher possa trabalhar deixando seu filho bem cuidado, em segurança.
Portal PSB: Qual a avaliação que a senhora faz do PSB nas eleições de 2010?
Lídice: O PSB brilhou. Nós estamos como o segundo Partido em número de governadores no Brasil. Crescemos a nossa bancada de deputados federais, senadores e, agora, precisamos nos concentrar para tirar os frutos dessa vitória e consolidá-lo na próxima eleição (de prefeitos e vereadores) e construir um patamar para as eleições de 2014.
Portal PSB: Como é para senhora ter sido eleita a primeira senadora da Bahia?
Lídice: Fui a primeira mulher eleita presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a primeira mulher a ser prefeita de Salvador, assim como, a primeira mulher presidente do Partido Socialista Brasileiro no Estado. E agora, a primeira senadora. Espero que essa vitória sirva de estímulo para que outras mulheres entrem na política. Nossa representação nas casas legislativas é muito pequena diante do que significa a nossa participação na sociedade e no desenvolvimento do país. Não quero ser a única senadora mulher, nem a única a ser prefeita de Salvador. Outras têm de vir. Precisamos de mais mulheres na política não porque são esposas de políticos, ou filhas, mas porque são militantes. No Senado vou honrar a tradição de luta das mulheres baianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário