quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Bahia faz ato solene pelo fim da violência contra as mulheres

Hoje, dia 25 de novembro, quando é celebrado o Dia Internacional pela Não Violência Contra a Mulher, o governador da Bahia Jaques Wagner participa do Ato Solene "Pelo fim da violência contra as mulheres", a ser realizado às 16 horas no Salão Lótus, do Hotel Fiesta (Itaigara), em Salvador. A data foi escolhida para recordar o assassinato de três irmãs pela ditadura de Leônidas Trujillo, na República Dominicana.
Em 1999, a ONU (Organização das Nações Unidas) reconheceu esta data como um “dia internacional” de eliminação da violência contra a mulher. Na verdade, o dia 25 é apenas o início de uma campanha mundial pelos direitos das mulheres. A campanha se encerra no dia 10 de dezembro, aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948.
O ato de hoje na Bahia faz parte da programação nacional, realizada pelo governo federal, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia (SEPROMI), e reafirma o compromisso dos governos federal e estadual com o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres. Durante a solenidade serão entregues, pelo governador Jaques Wagner, 22 carros para prefeituras de municípios baianos para auxiliar no combate à violência de gênero. O ato contará com a ministra da SPM, Nilcéa Freire, que apresentará os avanços alcançados pelo governo federal com as políticas publicas para as mulheres.
Comemoração - A celebração se encerra com o show "Por Uma Vida Sem Violência II", comandado pela cantora Margareth Menezes, na Concha Acústica do TCA, às 18h30. A abertura do evento fica por conta do grupo “A Mulherada”, “Samba de Moça” e de Tonho Matéria.
Na sexta-feira a deputada Lídice da Mata (PSB/BA), participa de audiência pública, na Câmara Municipal de Salvador sobre O agressor na perspectiva da Lei Maria da Penha - promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de SSA com presença da ministra Nilcéia Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário