segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Lidice e Pinheiro participam de debate na UFRB

Os senadores eleitos pela Bahia, Lidice da Mata(PSB) e Walter Pinheiro (PT) participaram ontem de palestra, seguida de debate, promovida pela a Universidade Federal do Recôncavo, na cidade de histórica de Cachoeira, abordando o tema, “Perspectivas 2011: a Bahia no novo cenário político”. Foi o primeiro debate que os dois senadores participaram juntos depois de eleitos.
A senadora Lidice fez uma abordagem da conjuntura econômica mundial e os reflexos na política local, destacando os desafios que a presidente eleita terá, para manter a estabilidade econômica e crescimento do país, consolidando e ampliando as políticas sociais implantadas no governo Lula.
Assinalou que a vitória da presidente Dilma se deu na perspectiva de continuada de um projeto político que ajudou o Brasil a diminuir os índices de pobreza e que melhorou os indicadores econômicos e sociais. Falou também da importância do país ter eleito a primeira presidente mulher da sua história e da contribuição que o Senado, com a sua nova configuração, dará ao seu governo.
Lidice também fez referência às emendas dos deputados para equipar as universidades e do compromisso para a interiorização do ensino superior com a implantação de mais duas universidades federais em Barreiras e no Extremos sul.
Durante o debate os alunos e lideranças da comunidade abriram um leque de perguntas sobre diversos temas, desde os investimentos projetados para o recôncavo, passando pela instalação de novas universidades no estado, política local, governo Wagner mas demonstraram interesse especial com perspectivas de aprovação da reforma política. Os senadores deixaram claro que para que ela aconteça tem que ser uma necessidade da sociedade, porque as mudanças na lei contraria interesses de muitos parlamentares que não querem mudar o que para eles está dando certo.
A senadora eleita falou sobre fidelidade partidária que também deve acontecer no bojo da discussão da reforma política, e opinou de forma favorável pelo fim do vota obrigatório, destacando que a sociedade brasileira já esta devidamente amadurecida para entender a importância da participação no processo democrático. Um outro assunto abordado foi o financiamento público de campanhas, com a senadora se declarando de acordo com esse sistema. Segundo ela, somente com esse definição haverá igualdade de condições na disputa. Disse também que é favorável à lista fechada para indicação de candidatos pelos partidos e mostrou-se simpática ao voto distrital misto. A deputada também condenou a atual legislação que favorece a interferência do poder econômico nas eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário