segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Em plenário Lídice registra os 510 anos de batismo da Baía de Todos os Santos

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) registrou em Plenário, os 510 anos do aniversário de batismo da Baía de Todos os Santos. Ela também saudou a construção, pelo governo da Bahia, de uma ponte entre Salvador e a ilha de Itaparica.
Lídice da Mata lembrou que foi no dia 1º de novembro de 1501 que a expedição portuguesa comandada por Gaspar Lemos aportou em Salvador para mapear as novas terras, descobertas um ano antes por Pedro Álvares Cabral.
- Um nome [Baía de Todos os Santos] que lhe caiu muito bem porque representa o espírito do lugar onde se desenvolveria não só a primeira capital do Brasil, mas o recôncavo e, por conseguinte, a identidade do viria a se chamar Bahia: um estado de acolhimento e hospitalidade a todos os que nela chegam para conhecer, viver e trabalhar - disse a senadora, exaltando a história e a cultura de seu estado.
Lídice da Mata sublinhou que a Baía de Todos os Santos, com extensão de 1.233 Km e 800 Km² de área, é a maior do Brasil e a segunda maior do mundo, agregando os municípios de Salvador, de Cachoeira, minha terra, Candeias, Itaparica, Jaguaripe, Madre de Deus, Maragogipe, Salinas da Margarida, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Saubara, Simões Filho e Vera Cruz.
Além disso, a senadora destacou a importância ambiental da região, hoje considerada como área núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. São também 56 ilhas, entre elas a de Itaparica, uma das maiores do país.
Ponte
Lídice da Mata informou que o governo da Bahia planeja construir, a partir de 2014, uma ponte ligando a ilha de Itaparica à cidade de Salvador. A obra, afirmou, deve custar R$ 7 bilhões e deverá ser concluída em 2018.
- É um antigo sonho do nosso povo de unir a ilha de Itaparica à cidade de Salvador, libertando-nos da dependência exclusiva do sistema ferry boat e da ligação apenas marítima. É um projeto de R$ 7 bilhões. E deverá homenagear a data magna dos baianos, sendo batizada com o nome Ponte 2 de Julho, numa alusão à data histórica em que a Bahia consolidou a independência do Brasil - disse a senadora.
Da Redação / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário