quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Semana da Consciência Negra pauta agenda da senadora Lídice em Salvador

A senadora Lídice da Mata deu início nesta quinta-feira, 17, a uma série de compromissos ligados à Semana da Consciência Negra, que será oficialmente encerrada na segunda-feira, dia 21, com a sessão solene em homenagem a dois ícones da luta contra o racismo no Brasil, Zumbi dos Palmares e Abdias Nascimento.
"Contrariamente àqueles que preconizavam que o século XXI seria dedicado às lutas das minorias, no Brasil nós ainda estamos travando a luta das maiorias, ou seja, a luta da inclusão das mulheres e dos negros, sem prejuízo de outras frentes de batalha de públicos estatisticamente minoritários, mas que também merecem políticas públicas específicas, caso da população LGBT e das pessoas com deficiência", declarou a senadora, em encontro realizado com representantes da Negritude Socialista Brasileira (NSB), realizado no Centro de Convenções.

A senadora Lídice da Mata também integrou a mesa de abertura da Encontro Ibero Americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes (Afro XXI), ao lado da ministra-chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da igualdade Racial, Luiza Bairros, e do governador Jaques Wagner.

`A noite a senadora esteve com o ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira, e do Secretário Geral Ibero-Americano, Enrique Inglesias, no Museu Nacional da Cultura Afro Brasileira.

Hoje, às 11h, integra a Mesa 13 do Encontro Ibero-Americano do Ano dos Afrodescendentes, composta pelos deputados federais Luiz Alberto (PT-BA), Benedita da Silva (PT-RJ) e Alexandra Ocles Padilla (Equador), além do senador Eddy Mateo Vásques (República Dominicana), que debate a representação afrodescendente no Parlamento.
No sábado, será a vez de participar do Encontro de Chefes de Estado, também em Salvador, com a presença confirmada da presidente Dilma Rousseff.

No domingo, a senadora retorna a Brasília para organizar os últimos detalhes da sessão especial, de sua propositura, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, ao Dia de Zumbi dos Palmares e ao ex-Senador Abdias do Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário