sábado, 25 de abril de 2009

Turismo da Bahia é destaque em premiação da ADVB

O secretário do Turismo, Domingos Leonelli (PSB) (foto), e a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, receberam na última quinta-feira, 23, em São Paulo, o prêmio Top da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), na categoria turismo. A premiação é atribuída ao sucesso do Espicha Verão, projeto idealizado pela Setur e Bahiatursa, que teve a segunda edição este ano.
Criado em 2008 para minimizar os prejuízos causados pela baixa estação e pela sazonalidade, o projeto obteve resultados considerados importantes em seu segundo ano de realização. Um deles foi o aumento do número de pacotes de viagens para a Bahia no período.
De acordo com Sildemar Paulucci, diretor administrativo da agência de viagens New Line, que tem sede em Curitiba, no Paraná, e filiais em Santa Catarina, Ceará, Rio Grande do Sul, Amazonas e São Paulo, as vendas de pacotes para a Bahia no mês de março duplicaram em comparação com 2008. “Porto Seguro foi o principal destino dos nossos clientes e Salvador ficou quase empatada na segunda posição”, observa.
Este ano, coube a pelo menos 20 agências de turismo, a maioria filiada à Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), fazer a comercialização dos destinos baianos onde houve programação do evento: Ilhéus, Porto Seguro e Salvador.
E a programação, que este ano contou com shows de Gal Costa, Luiz Melodia e outros nomes da música baiana e brasileira, juntamente com a divulgação do projeto em todo o Brasil, contribuiu para o aumento da taxa de ocupação nos 22 maiores hotéis de Salvador, que foi de 63% em março de 2009 contra 60% do mesmo período no ano anterior. De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Turismo, Sílvio Pessoa, toda publicidade e todo esforço de divulgação é importante para a chegada de turistas ao estado e o Espicha Verão se encaixa bem nesse critério. De acordo com pesquisa elaborada pelo Instituto P&A, o projeto foi aprovado por 98% do público presente no evento, entre moradores do bairro, da cidade e turistas. Os que avaliaram o projeto como ótimo e bom somaram 90%.
O levantamento apontou ainda que cerca de 20% dos presentes eram turistas. Destes, quase a metade veio de estados do Sul e Sudeste do Brasil, principalmente de São Paulo.
Segundo o jornalista e redator do case, Luiz Afonso Costa, a ADVB adota rigorosos critérios de avaliação como inovação, efetividade, impacto e objetivos. Para a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, o prêmio é o reconhecimento a um trabalho feito pelo governo baiano, em parceria com o trade, que consegue obter uma ampla repercussão em nível nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário