terça-feira, 28 de abril de 2009

Lídice fala sobre seu mandato para pesquisa da Universidade do Texas

A deputada federal, Lídice da Mata (PSB) foi entrevistada ontem (27) pela doutoranda do departamento de Ciências Políticas da Universidade do Texas – Austin, Kristin Noella Wylie. Ela foi uma das escolhidas pela americana, que está no Brasil colhendo informações sobre a atuação das parlamentares brasileiras para a pesquisa From Supermadre to Lutadora: The Paths to Power of Female Politicians in Brazil (Da supermadre à lutadora: Os trilhos ao poder das mulheres políticas no Brasil).
O resultado da pesquisa será apresentado na tese do doutorado em três anos. Ao todo serão ouvidas 35 deputadas e 25 senadoras, além de algumas candidatas derrotadas nas eleições de 2006. Durante a entrevista, um questionário com 11 perguntas, a deputada Lídice da Mata, falou sobre a sua trajetória política, os desafios de ser mulher na política. Kristin buscou ainda informações sobre as estratégias políticas utilizadas pela parlamentar para conquistar o voto do eleitor.
Segundo, Kristin o objetivo da pesquisa é entender as condições (o tipo do estado, partido, e mulher) em que as mulheres podem chegar ao poder político nesse sistema partidário brasileiro. Para a deputada esse trabalho ajudará a sistematizar e conhecer melhor as diferentes realidades das mulheres brasileiras que ocupam cargos públicos, contribuindo para uma maior participação feminina no poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário