quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Presidente do PSB se encontra com Lula e confirma convite a Kassab

Em Brasília para as comemorações dos 31 anos do PT, o ex-presidente Lula conversou por cerca duas horas, com o governador Eduardo Campos (PSB), no Hotel Meliá. No encontro, realizado na suíte 1910, os dois trocaram impressões sobre política e economia. O convite para a entrada de Gilberto Kassab no PSB foi um dos temas do encontro e contou com o apoio de Lula que não deseja o fortalecimento do PMDB, que poderia obter a maioria na Câmara com a entrada de Kassab e aliados. De acordo com Eduardo, o ex-presidente manterá uma agenda discreta nos próximos meses. O petista não quer criar polêmicas políticas a serem administradas pela presidente Dilma Rousseff. “Ele (Lula) entende que essa é a melhor maneira que ele tem para contribuir com o início do novo governo”.
Ao final do encontro, Eduardo Campos formulou convite para que Lula participe do carnaval de Recife e Olinda, um desejo antigo de Lula que durante os oito anos de mandato presidencial não pode ser realizado. “Ele ficou de negociar com Dona Marisa”, disse o presidente do PSB.
Kassab deve se filiar ao PSB
O governador Eduardo Campos confirmou, ontem, que as negociações para ingresso do prefeito Gilberto Kassab (DEM/São Paulo) no PSB estão evoluindo - o socialista jantou com o democrata, na última quarta-feira. Apesar de ter evitado comemorar a eventual aliança com o gestor da maior cidade do País, o presidente do PSB reiterou que o potencial aliado definirá seu futuro após o próximo dia 15 de março, daqui a um mês, quando será realizada a convenção nacional do DEM. Campos tratou de enaltecer sua relação com Kassab, de quem foi colega na Câmara Federal por dois mandatos. Destacou também que procurou o democrata para saber como está seu processo de desligamento, já que só estava lendo as notícias pelos jornais.
“Até o dia 15 de março o projeto é ainda tentar uma participação por dentro do partido dele. Antes disso há uma discussão interna. Depois, abrem novas possibilidades e perspectivas. A gente vai voltar a falar depois do dia 15 de março. Ele vai saber se tem ambiente para ele ficar. Se a decisão for sair, aí nós vamos seguir conversando”, ressaltou Eduardo Campos, após reunir-se com 19 prefeitos pernambucanos, no Palácio, para traçar ações conjuntas de combate à dengue.
Em meio às informações de que o prefeito estaria estudando propostas do PSB e do PMDB, a revista Veja publicou matéria afirmando que Kassab sairia do DEM para fundar o Partido da Democracia Brasileira (PDB), uma manobra legal que impediria a cassação do seu mandato. Essa nova legenda ingressaria na base aliada da presidente Dilma Rousseff. O curioso é que, de acordo com a revista, ferrenhos oposicionistas seguiriam Kassab: os senadores Demóstenes Torres (GO), Kátia Abreu (TO) e o ex-senador Jorge Bornhausen (SC), todos críticos do Governo Lula.
Também migrariam o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, que também participou do jantar com Campos, do senador Luis Henrique (PMDB/SC), da prefeita de Riberão Preto, Dárcy Vera, e de 20 deputados federais. Após 2012, o PDB se fundiria ao PSB, abrindo espaço para Kassab disputar o Governo de São Paulo e criando um lastro político para Eduardo se viabilizar na corrida presidencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário