segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ministro da Integração Nacional, Fernando Coelho, reúne bancada do PSB

Senadores e deputados do PSB reuniram-se na quarta-feira (2/02), para um café da manhã com o ministro da Integração Nacional, Fernando Coelho (PSB/PE). O encontro teve como objetivo discutir ações em andamento e propostas que poderão ser adotadas dentro das políticas desenvolvidas pela pasta. A reunião serviu ainda para reforçar o apoio da bancada ao ministro e consolidar o Ministério como um órgão efetivamente de atuação nacional.
Na reunião, foram discutidas apenas questões nacionais que afetam a todos os brasileiros e não houve em nenhum momento menção a temas específicos dos parlamentares ou do partido. Fernando Bezerra iniciou o encontro informando a todos os presentes que pretende ampliar a oferta de micro-crédito através do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Segundo ele, a instituição poderá atuar em todo o país sendo o agente do governo na concessão de recursos para pessoas que encontram dificuldade na obtenção de crédito junto ao sistema financeiro privado. Dando prosseguimento ao assunto, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) sugeriu a Bezerra que o BNB fosse também o agente repassador dos recursos relativos às emendas parlamentares voltadas para o desenvolvimento agrário.
O ministro da Integração Nacional citou as ações que estão sendo desenvolvidas no Rio de Janeiro de ajuda aos atingidos pelas enchentes e ouviu dos parlamentares uma série de propostas de medidas preventivas e de auxílio às vítimas de acidentes naturais. Entre elas, foi sugerida a criação de um fundo para atender as mais diversas necessidades dos atingidos por problemas causados pela natureza.
A deputada federal, Luiza Erundina (PSB-SP), propôs a Fernando Bezerra que fosse criado um programa de relação das pessoas atingidas por acidentes naturais e os grandes centros urbanos de forma a reintegrar esses contingentes promovendo o retorno o mais breve possível das condições dignas de vida, trabalho, moradia, entre outras necessidades, dessas pessoas. O fomento à irrigação em todas as regiões do país e recuperação do Rio São Francisco também foram abordados no encontro.
De acordo com Fernando Bezerra, atualmente as áreas irrigadas em todo o território nacional representam muito pouco se comparado com o total de áreas produtivas e a ampliação desses recursos, ressaltou ele, dariam um impulso significativo à produção de alimentos. Foi sugerido ainda que a experiência e a capilaridade do Sebrae fossem usadas, de forma articulada com o Ministério, para o fomento de micro iniciativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário