quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Socialistas participam do XII Fórum dos Governadores do Nordeste

Os governadores do PSB, Eduardo Campos (PE), Cid Gomes (CE), Ricardo Coutinho (PB) e Wilson Martins (PI) participaram nesta segunda-feira (21), do XII Fórum dos Governadores do Nordeste, realizado no município de Barra dos Coqueiros, Sergipe. Criado com o objetivo de integrar cada estado da região, o fórum é essencial a promoção do desenvolvimento integrado do nordeste brasileiro.
O governador e presidente Nacional do PSB, Eduardo Campos, classificou como positivo o encontro. A garantia da continuidade do projeto de desenvolvimento da região Nordeste pela União foi muito comemorada por Eduardo, que exaltou a primeira participação da presidenta Dilma Roussef.
“A presidenta Dilma nos tranquilizou, porque disse que o Nordeste precisa ter um tratamento diferenciado e seguir crescendo acima da média do Brasil. E, para que isso ocorra, não podem ser feito cortes em obras que estão em curso ou nas que estão previstas”, destacou Eduardo.
INFRAESTRUTURA
A presidenta esclareceu que os recursos necessários aos projetos de infraestrutura, considerados fundamentais do ponto de vista logístico dos estados, não sofrerão qualquer corte no orçamento. Entre os projetos citados estão a Ferrovia Transnordestina, a Ferrovia Oeste-Leste, a Transposição do São Francisco e a duplicação da BR-101.
SAÚDE
Outro ponto bem debatido durante o encontro foi a questão do sub-financiamento da saúde pública. Parte dos governadores pleiteia a volta da CPMF, enquanto outra segue a posição do governador Eduardo Campos, que defende a melhoria na qualidade de gastos no setor. “Antes de se falar em uma nova contribuição, é preciso melhorar a gestão na saúde pública, entender melhor o desafio e reduzir as desigualdades que existem na distribuição dos recursos”, disse Eduardo.
O governador de Pernambuco também afirmou ser fundamental a aprovação da Emenda Constitucional 29 e implantação de uma política de premiação por parte do SUS que compense os entes federados que mais investem na prestação de serviços de saúde pública.”O SUS tem que pagar melhor a quem está gastando mais em saúde e menos aos que estão encolhendo seus gastos”, sugeriu Eduardo, que após o encontro seguiu com a presidente para São Paulo, para participar das comemorações dos 90 anos do jornal Folha de São Paulo.
ROYALTIES
Atendendo a uma solicitação do governador Wilson Martins, a presidenta Dilma Rousseff informou que vai enviar até junho, ao Congresso Nacional, uma proposta para revisão dos royalties do petróleo e da área da mineração, de forma que possam beneficiar os estados brasileiros não produtores, inclusive o Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário