segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Lídice propõe solução metropolitana para crise de Salvador

Ao participar sábado (19) à noite do debate sobre a crise de Salvador, promovida pela FABS, a senadora Lidice da Mata(PSB/BA), defendeu uma solução metropolitana, com a criação de consórcios, como forma de resolver os graves problemas que afetam a capital baiana.
De acordo com o seu pensamento a Conder deveria criar em sua estrutura um conselho com a participação de todos os prefeitos da RM para definir de forma conjunta, as questão sobre de mobilidade, educação, meio-ambiente, saúde, transporte , entre outras que afetam a população.
Na avaliação da Senadora a crise de Salvador é conjuntural, uma somatória de problemas que vem se acumulando ao longo dos anos que se agravoram com o descontrole administrativo da atual gestão, que logo nos primeiros anos abandonou o compromisso que levou os partidos de esquerda a apoiá-la, de uma prefeitura de participação popular.
As mudanças de rumo fez com os partidos de esquerda que apoiaram o Prefeito no segundo turno na sua primeira eleição, deixassem seu governo. Lembrou que nesse afastamento foi determinante a aprovação na “calada da noite” do atual PDDU, pela Câmara de Salvador, beneficiando um pequeno setor da construção civil, com a liberação de empreendimentos a toque de caixa, sem a devida analise dos impactos sobre a cidade. A Senadora cobrou também a responsabilidade da Câmara de Vereadores na atual crise, lembrando que o legislativo municipal tem o compromisso de fiscalizar a gestão.
Para Lídice, o momento é de se pensar na cidade, buscar formas de cessar o descontrole que está afetando a toda a população. A senadora elogiou a iniciativa da FABS pela promoção do debate, ressaltando que é preciso toda a cidade se envolva nessa discussão. “ Somente a participação popular de forma organizada será capaz de mudar o rumo dessa história.”, Disse que Salvador precisa de um planejamento estratégico e que é preciso fazer essa discussão para saber que cidade nos queremos. “Vem ai a copa do mundo 2016, não podemos perder essa oportunidade de reverter os investimentos previstos em beneficio da cidade”, acrescentou.
O debate foi realizado no auditório da Faculdade de Economia da UFBA que ficou lotado, com lideranças de associações de várias bairros de Salvador, todas preocupadas com a crise que a cidade atravessa. Participaram também o deputado federal Nelson Pelegrino(PT), deputada estadual Maria del Carmem(PT), Carlinhos Miau, presidente do Conam, representante do IAB, o professor Ordep Serra, entre outros.

Um comentário:

  1. A anunciada entrada de João Henrique no Partido Progressista, do Ministro das cidades Mário Negromonte é positiva. Aproximará João Henrique de Wagner e da presidenta Dilma, possibilitando a transferência de recursos para a cidade de Salvador

    ResponderExcluir