quinta-feira, 2 de julho de 2009

Diversidade e participação popular marcaram o 2 de julho


Maculêle, banhos de folhas e manifestações culturais, políticas e ambientais representaram o espírito das comemorações de 2 de Julho – a liberdade. A manhã de festa começou com a alvorada de fogos no Largo da Lapinha, a partir da qual milhares de baianos e turistas se concentraram para a festa que homenageia caboclos, índios e demais heróis que fizeram a independência da Bahia e do Brasil.
Durante as comemorações, o governador Jaques Wagner lembrou que o Governo do Estado enviou uma proposta para ser votada na Assembléia Legislativa, transformando o Hino ao 2 de Julho no hino oficial da Bahia. “A homenagem é mais do que verdadeira porque é preciso que o povo saiba que, se a batalha de 2 de Julho tivesse sido perdida, é possível que a configuração e a geografia do Brasil fosse outra”, afirmou.
“É preciso que o país inteiro conheça a data de 2 de Julho, assim como o 25 de junho de 1822, quando a Câmara de Cachoeira foi a primeira a proclamar a independência do território baiano, particularmente do Recôncavo”, disse Wagner.
Ao lado do Governador, o Secretário de Turismo Domingos Leonelli(PSB), destacou a ampla participação popular e o grande potencial turístico da festa cívica maior da Bahia.

Forró no Pelô marca comemorações pela Independência da BahiaUma maratona de forró patrocinada pela SETUR marcou as comemorações pela Independência da Bahia nesta quinta-feira (2). O feriado de 2 de Julho foi brindado com o melhor da música nordestina e apresentações de diversos artistas.
Os shows do Forró da Independência, que começaram ao meio-dia, tiveram um sabor de despedida do São João da Bahia 2009, que levou alegria e diversão a mais de 500 mil pessoas que foram ao Pelourinho durante os 13 dias de festa.
Passaram pelo palco do Terreiro de Jesus, forrozeiros como Targino Gondim, Adelmário Coelho, Del Feliz, Gereba, Zelito Miranda e Carlos Pitta. Eles comandaram um verdadeiro arrastapé em homenagem aos heróis da principal data da história baiana.
A festa também contou com a presença de convidados especiais como Olodum, Bando Virado no Mói de Coentro, Forró Ypslone, Rosa Xote e Tio Barnabé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário