quarta-feira, 1 de julho de 2009

SÓ CONHECIMENTO GERA CIDADANIA.


Antonio Tadeu Fernandes, além de deputado estadual pelo PSB, é professor, advogado especializado em direito do trânsito e Capitão da Polícia Militar. Desde sempre luta por melhores condições de trabalho na PM e por um trânsito mais humano e civilizado. Por isso, tornou-se o legítimo representante dos policiais e agentes de trânsito da Bahia na Assembleia Legislativa.
Entre uma ação (luta) e outra, Capitão Tadeu, percebeu que faltava à Bahia uma instituição gratuita que promovesse a formação de cidadãos conscientes, agentes de cidadania. Surge em 2002, o Centro de Apoio Jurídico (CENAJUR).
O CENAJUR, através da Escola de Direito e Cidadania (EDC), universaliza o saber jurídico, presta atendimento gratuito a policiais militares (e familiares), busca desenvolver a sociedade a partir da cultura legal. Enfim, põe em prática a genial definição da ONU: cidadania é um caminho de mão dupla, é ter direitos e deveres, é ser súdito e rei ao mesmo tempo. Para Capitão Tadeu, uma das causas da violência é exatamente a falta de cidadania, percebida na “banalização” da vida humana ou no total desrespeito às leis. Assim, emenda: “cidadãos conscientes são comprometidos com a cultura da paz”.
As ações educativas do CENAJUR - EDC têm uma dinâmica própria - a abordagem dos conteúdos busca simplificar e associar o complexo sistema legislativo ao cotidiano. Graças a ela é que mais de 500 pessoas já se formaram no curso Fundamental de Direito. Hoje já existe um núcleo de ensino à distância (Projetos Gotas no Oceano e Silvo de Alerta, disponíveis no http://www.capitaotadeu.com.br/)
Iniciativas assim, tornam Capitão Tadeu um dos mais atuantes parlamentares da Assembleia Legislativa da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário