terça-feira, 25 de agosto de 2009

O PSB E DESAFIOS ATUAIS.

Em 1945, findando o estado novo, formou-se a esquerda democrática, Seu objetivo era combinar as transformações sociais, com ampla liberdade civil e política. Na sua segunda convenção, em abril de 1947, a esquerda democrática passa a denomina-se Partido Socialista Brasileiro – PSB. Entre os seus fundadores destacamos: João Mangabeira, Domingos Velasco, Hermes Lima, Rubens Braga, Osório Borba, Joel Silveira, José Lins do Rego, Jader Carvalho, Sérgio Buarque de Hollanda e Antonio Candido.
O PSB tem uma participação efetiva no cenário político nacional, destacando sua atuação marcante na frente parlamentar nacionalista desde 1656, sob a liderança do deputado federal Barbosa Lima Sobrinho. Nesse período, lançou sementes não apenas de uma ampla democracia partidária, como também demonstrou uma atuação política fiel a seu programa voltado para o socialismo e a liberdade.
As lideranças históricas de João Mangabeira e Miguel Arraes respeitados na vida política brasileira, sobretudo pela defesa firme dos princípios do socialismo democrático, ainda hoje, estão configurados como ferramentas estratégicas que efetivamente servem de base para a estrutura programática, destacando-se a luta pela supressão da propriedade privada.
Atualmente novos desafios frente a complexidade da sociedade, impõem ampliação dos objetivos estratégicos do PSB e do próprio socialismo. Nesse sentido, para a qualidade ambiental, sustentabilidade e conseqüentemente, saúde, alimentação, educação, lazer, trabalho digno, inclusão das minorias e das diversidades culturais.
São, portanto, os caminhos e as trajetórias para alcançar os objetivos propostos que se constituem em desafios para consolidação de um projeto igualitário e popular, visando sempre à participação de todos, e a conseqüente concretização de um estado democrático.
“(...) O PSB foi um partido semente, expressão de um projeto político-cultural de uma nova cidadania, crítico e voltado para a superação dos projetos dominantes no período: o liberalismo oligárquico e o trabalhismo”. (Vieira, 1994:17)
João Carlos Oliveira é do PSB, professor da UESC,
Coordenador da ADAB de Itabuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário