segunda-feira, 14 de março de 2011

Castro Alves, o poeta da revolução e da liberdade

Nascido em 14 de março, de 1847 na fazenda Cabaceiras, a 42 km da vila de Nossa Senhora da Conceição de "Curralinho", hoje Castro Alves, no estado da Bahia, Antônio Frederico de Castro Alves veio a se transformar em um grande escritor, dos maiores de nosso país, sobretudo por sua poesia colocada à serviço do povo, levantando sempre o grito pela libertação dos escravos no Brasil, a independência da Bahia e a emancipação dos explorados.
Sofrendo muitas influências dos escritores românticos condoreiros, principalmente o francês Victor Hugo, Castro Alves produziu suas poesias acompanhando o que de mais avançado e libertador havia no mundo e trazendo suas idéias ao povo brasileiro, na luta por sua emancipação, apontando os verdadeiros inimigos e exaltando a luta das massas e de nossos heróis, como Zumbi dos Palmares.
Sobre a história do grande poeta, Jorge Amado produziu um bonito livro, “ABC de Castro Alves”, no qual demonstra como Castro Alves conseguiu ir mesmo além dos pensadores do seu tempo, chamando as massas para que com as próprias mãos tomassem o poder! E isso é tão verdadeiro que em seu livro “Cavaleiro da Esperança” Jorge Amado relata como a polícia estado-novista, em 1937, no auge da mais brutal repressão contra os comunistas e revolucionários brasileiros, perseguia um “tal Castro Alves”, que havia escrito sobre povo no poder. Não sabiam os cães de guarda tão violentos quanto estúpidos que já não poderiam encontra-lo, embora seja esse um exemplo mais da grandeza de sua obra.
Infelizmente Castro Alves não chegou a ter contato com as obras de Marx e Engels e sua carreira poética foi interrompida logo aos seus 24 anos (em 06 de Julho de 1871) não podendo amadurecer ainda mais seu pensamento libertador e manter seu apoio à luta do povo brasileiro com suas palavras e ações, já que Castro Alves de fato foi um dos líderes do movimento abolicionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário