quinta-feira, 24 de março de 2011

Lídice diz que choque capitalista no esporte brasileiro prejudica os atletas

O esporte brasileiro, principalmente o futebol, está enfrentando um choque capitalista que prejudica a vida profissional e pessoal dos atletas. A afirmação foi feita pela senadora Lídice da Mata ao ministro dos Esportes, Orlando Silva, durante audiência na Comissão de Educação, Cultura e Esportes do Senado. Segundo ela, não existe por parte do Estado uma educação adequada de forma a dar as condições necessárias aos atletas para gerir suas carreiras e até mesmo a vida pessoal.
Lídice lembrou que muitos jogadores que se destacam no futebol brasileiro acabam sendo contratados por clubes europeus. Muitas vezes, disse ela, jovens de baixa renda e quase nenhuma escolaridade conseguem um grande êxito pelo lado financeiro, mas não estão preparados para enfrentar outras dificuldades da vida pessoal e profissional.
A senadora citou o caso do goleiro Bruno do Flamengo que tinha uma carreira promissora, um bom salário, mas que se envolveu num crime e agora enfrenta as consequências dessa atitude. “Precisamos ter programas de auxílio aos atletas para que ingressem nas faculdades e possam desenvolver a atividade esportiva junto com o ensino”, afirmou Lídice ressaltando que é preciso criar um estímulo aos jogos universitários como já ocorre em outros países.
Segundo ela, o Brasil precisa se reorganizar na formação de atletas para que o esporte e o ensino caminhem juntos proporcionando aos jovens valores morais e não apenas inclusão financeira.

Assessoria de Imprensa da Senadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário