segunda-feira, 8 de agosto de 2011

CPI do Tráfico de Pessoas realiza audiência pública hoje em Salvador

A CPI do Senado sobre Tráfico Nacional e Internacional de Pessoas, realizará hoje(8/08), a partir das 14h, audiência pública no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador. A Comissão é presidida senadora Vanessa Graziotinni (PCdoB) (foto), tendo como relatora a Senadora Marinor Brito (PSol-PA), e a senadora Lidice da Mata (PSB-BA) como membro titular.
Em agosto, as audiências ocorrerão em Salvador, no dia 8; em Belém no dia 22 e no Rio de Janeiro, dia 29. De acordo com a autora do requerimento para a criação da CPI, senadora Marinor Brito, são cidades com peculiaridades distintas e que recebem grande fluxo de pessoas o ano todo.
“Salvador, por exemplo, é uma das capitais do nordeste que mais recebe turistas e já detectamos situações de aliciamento de mulheres e casos confirmados de trabalho escravo no interior da Bahia. Belém e Macapá contam com rotas conhecidas para tráfico para fins de exploração, seja para o trabalho escravo, seja para o aliciamento e tráfico de mulheres para exploração sexual fora do País, de modo que temos muito trabalho da CPI nessas importantes cidades,” acrescentou.
As atividades da CPI em Salvador contemplarão as diversas modalidades do tráfico de pessoas, a saber: tráfico de mulheres e de crianças e adolescentes para fins de exploração sexual ou outros; tráfico para fins de exploração do trabalho escravo e semelhantes; tráfico de transexuais e travestis e tráfico para fins de comercialização de órgãos.
Da mesa da audiência pública participação entidades governamentais e não governamentais que atuam na questão da proteção e atendimento às pessoas traficadas. Importante saber que as entidades que conheçam casos que considerem relevantes para serem relatados à CPI podem ser encaminhados e a audiência poderá ser pautada e a pessoa ouvida individualmente, garantido o sigilo.
Instalada em junho, a Comissão deverá funcionar por 120 dias. Ao final de seus trabalhos, apresentará propostas legislativas destinadas a coibir essa prática criminosa. A CPI também já disponibilizou uma página na internet http://www.senado.gov.br/noticias/especiais/traficodepessoas/ para receber denúncias sobre fatos relacionados ao objeto de investigação, com a garantia de que os denunciantes terão suas identidades preservadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário