quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Lídice participa de audiência pública no Senado sobre inovações tecnológicas

“Temos consciência de que é preciso investir em educação de qualidade, buscando as tecnologias tanto para os professores como para os alunos, pois com tecnologia e educação toda a comunidade caminha rumo à erradicação da miséria”.
A declaração foi feita pela senadora Lídice da Mata (PSB/BA), durante a audiência pública “A interface entre a educação brasileira e as inovações tecnológicas”, realizada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, nesta quarta-feira, 10/08, em Brasília.
A senadora requereu à Subcomissão Permanente do Desenvolvimento do Nordeste, que Salvador seja a cidade escolhida para uma audiência pública com o MEC sobre o tema “Educação, ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento do Nordeste”.
O evento foi coordenado pelo vice-presidente da Comissão, senador Paulo Baier (PSDB-SC) e contou com a participação de representantes do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do Grupo Positivo.
O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) disse considerar a inovação e a tecnologia como "ferramentas fundamentais para a educação".
Victor Hugo Gomes Odorcyk, superintendente da área de universidades da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, lembrou que é preciso acelerar o processo de formação de recursos humanos para o setor, visto que muitos dos produtos que usaremos dentro de 10 anos ainda nem foram inventados. “Existe um desequilíbrio entre a velocidade da tecnologia e a velocidade da formação de nossos recursos humanos”.
Já o vice-presidente da Andifes, Jesualdo Pereira Farias, observou que o Brasil hoje se destaca no cenário internacional entre os 12 países que mais produzem ciência.
O Diretor Comercial do Grupo Positivo, Ruy Rocha Loures, apresentou o projeto desenvolvido no município de José de Freitas, no Estado do Piauí, com eixo estruturante voltado para a tecnologia, conteúdos, infra-instrutura, condições locais da escola e formação e apoio aos professores. Ressaltou a importância da formação na cadeia de conhecimento, valorizando os professores, que são os transmissores desse conhecimento e lembrando que para se ter sucesso e eficiência é preciso capacitar os profissionais de educação.

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