terça-feira, 20 de setembro de 2011

Lula homenageado na UFBa: "Bahia símbolo da construção da nacionalidade brasileira"

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi titulado na manhã desta terça-feira doutor honoris causa pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. Esta é a sexta vez que ele recebe o mais elevado título concedido pelas universidades a personalidades eminentes, que tenham se destacado pelo notório saber ou pela atuação de destaque em áreas como artes, ciências ou causas humanitárias.
Na sessão solene, Lula disse que a Bahia é o "Estado símbolo da construção da nacionalidade brasileira" e citou a participação do povo baiano em revoltas populares importantes para a construção da democracia no País, a exemplo da Revolta dos Alfaiates, na proclamação da Independência da Bahia, na Revolta dos Malês, na Sabinada, na Abolição da Escravatura, na Guerra de Canudos e na luta contra a ditadura militar.
"Quando eu comecei no sindicalismo, meu apelido era 'baiano', e eu tinha muito orgulho dele porque muitos baianos foram protagonistas de causas democráticas e nem por isso a luta e o sangue fizeram da Bahia um lugar triste e o Pelourinho, símbolo de arte e cultura, é um exemplo disso. Admiro a capacidade de luta e superação do povo baiano, por isso, agradeço e me sinto honrado com esta homenagem inesquecível", disse o ex-presidente.
Presente à cerimônia, o governador Jacques Wagner destacou, as lutas do ex-presidente pelas Diretas Já, pela democracia e justiça social. Ainda em seu discurso, o governador lembrou a contribuição decisiva de Lula por ter inserido o Brasil no cenário internacional. "Sei o quanto de felicidade interior o senhor carrrega depois de oito anos na Presidência, e sei também a felicidade que o senhor carrega por tudo que fez por nosso povo. Além de tudo isso, pela sua liderança inquestionável, Lula ajudou a eleger a primeira mulher presidente do Brasil, Dilma Rouseff."
A outorga do título foi definida pelo Conselho Universitário da instituição em 30 de outubro de 2002, atendendo à proposta da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. A honraria é conferida por universidades para pessoas que tenham se distinguido pelo saber ou atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário