quarta-feira, 2 de setembro de 2009

BRASIL TEM UMA DAS MENORES REPRESENTATIVIDADES FEMININAS DO MUNDO

A deputada Lídice da Mata (PSB-BA) participou na tarde de ontem de debate na Universidade de Brasília sobre a participação da mulher na política. O evento foi organizado pela empresa júnior da universidade, Strategos, e reuniu especialistas e lideranças femininas como a Deputada Distrital, Erika Kokai, a professora Lúcia Avelar do núcleo de Ciência Política da UnB e a jornalista Dad Squarisi, editora de opinião do Jornal Correio Braziliense.
O debate contou com estudantes dos cursos de ciência política e direito e despertou diversos pontos polêmicos. Lídice apresentou dados que demonstram a dificuldade de levar as mulheres a ingressar na vida política, agravados pelo preconceito que impõe às mulheres uma condição inferior aos homens. “Somos 8% dos parlamentares na Câmara e 12% no senado. É uma das menores representações do mundo.” Alertou Lídice que destacou a vergonhosa posição do Brasil em relação à America do Sul em termos de representatividade da mulher: penúltimo lugar.
A deputada lembrou que apenas dois estados brasileiros, Amapá e Espírito Santo asseguraram representações femininas próximas da realidade de divisão da população entre homens e mulheres. “Atualmente, nós mulheres, somos 51,7% do eleitorado brasileiro mas apenas 22% das candidaturas são femininas,” lamenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário