terça-feira, 22 de setembro de 2009

Eleições 2010: Ciro cresce 5 pontos e ultrapassa Dilma, que perde 4

Pesquisa realizada pelo IBOPE divulgada hoje pela CNI, mostra o crescimento da candidatura Ciro Gomes e a queda nas intenções de voto de José Serra e Dilma Roussef.
Em um dos cenários, liderança do governador de São Paulo, José Serra (PSDB) e empate entre Ciro Gomes (PSB) e Dilma Rouseff (PT).
Num segundo cenário, em que o candidato tucano é Aécio Neves, Ciro Gomes lidera a pesquisa com 28% das intenções de voto, seguido por Dilma Rouseff (18%), Aécio Neves(13%) e Marina Silva (11%). Trinta e um por cento dos pesquisados disseram que votariam em branco ou nulo ou não responderam à pesquisa.
Em todos os demais cenários Ciro ultrapassa Dilma Rouseff.
Para o diretor de relações institucionais da CNI, Marco Antonio Guarita, a introdução da senadora Marina Silva levou a o atual quadro para a sucessão de Lula a um empate técnico na segunda colocação, nos cenários em que cinco candidatos aparecem, sendo Serra o nome do PSDB.
Rejeição
A pesquisa mostra José Serra e Ciro Gomes como os candidatos com os menores índices de rejeição. 30% dos pesquisados disseram que não votariam de jeito nenhum no tucano, enquanto 33% responderam que jamais votariam no candidato do PSB. O índice de rejeição de Dilma e Heloísa Helena chega a 40%, enquanto o de Aécio e Marina é de 37%.
De acordo com Amauri Teixeira, consultor da MCI Estratégia, que analisa os dados do Ibope a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o índice de rejeição de Dilma não significa que ela não tenha chance de vencer a eleição. "Parece temerário dizer que quem tem 40% de rejeição está fora. É muito cedo para fazer essa afirmação [de que Dilma não tem chance].Quando perguntados se conhecem bem ou mais ou menos os candidatos, 66% dos entrevistados dizem conhecer Serra. Os mais conhecidos depois do tucano são Ciro Gomes (45%), que já disputou duas eleições presidenciais, Dilma Rousseff (32%), Heloísa Helena (30%), Aécio Neves (27%) e Marina Silva (18%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário