terça-feira, 8 de setembro de 2009

Porto não é só infraestrutura

MARCO MARTINS
O exemplo de Pernambuco,(governado pelo PSB com Eduardo Campos), com Suape (foto), demonstra que o porto é instrumento essencial para a consolidação de uma filosofia de governo focada no desenvolvimento sustentável de sua economia, gerando empregos e renda para a população.
A implantação de indústrias químicas, refinaria de petróleo, estaleiro, entre outros empreendimentos, forma o mosaico desta estratégia de crescimento, que nos últimos dois anos pode ser identificado como um padrão de crescimento chinês.
Não haveria problema no crescimento de Suape, se o modelo de industrialização não fosse similar ao praticado nas últimas décadas pela Bahia.
Portanto, há claramente uma competição na atratividade de negócios, tanto na expansão dos já existentes, como novos investimentos, que poderiam usar as instalações do Complexo Portuário da Baía de Todos-os-Santos.
Os portos de Salvador e Aratu são objetos de entrave ao desenvolvimento econômico da Bahia, por apresentarem equipamentos tecnologicamente defasados e graves deficiências nas profundidades dos berços, não adequados à operação de grandes embarcações com elevados calados.
Podemos citar ainda o número de cais insuficiente para a operação dos vários produtos, entre outros problemas que prejudicam e encarecem os processos de importação e exportação das cargas gerais e conteineirizadas.
A logística só é efetiva e eficaz se consegue entregar o produto ao cliente final, dentro do menor tempo e ao menor custo. Não há fórmula mágica.
Como se isso não bastasse, ainda há movimentos que buscam tomar áreas potencialmente produtivas do Porto de Salvador, com o viés de interesses imobiliários,com a simples justificativa de que Aratu ou o Porto Sul poderiam atender a demandas futuras. Ledo engano.
Os portos de Salvador e Aratu têm diferenciais distintos.
Para resolver esta questão são necessários liderança, foco e ação política. Sobretudo, desenredar a teia da burocracia, começando pelas obras de dragagem dos dois portos, já licitadas.
Marco Martins, Diretor da Caraiba Metais e presidente da Associação de Usuários dos Portos da Bahia - USUPORT
Artigo publicado no Jornal A Tarde, de 05 de setembro de 2009

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