quinta-feira, 16 de junho de 2011

Lidice diz que de diagnóstico o Pelourinho já está cheio

Um espaço diferenciado, um pequeno território do Centro Histórico que se relaciona com os bairros do entorno e que não se resolverá sozinho, mas com políticas integradas de segurança pública e ação social. Assim a senadora Lídice da Mata definiu o impasse em relação ao Pelourinho, em sua participação na Audiência Pública convocada pelo coordenador da Subcomissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa, Capitão Tadeu Fernandes (PSB).
“O Pelourinho precisa de um organismo como o Cidade Mãe, mas em vez disso a prefeitura está acabando com as poucas unidades que restam do programa. Criança não é pra ficar na rua, mas não queremos tanger as que vivem nas ruas do Pelourinho como se fossem gado, isso não é humanamente justo, é preciso ter uma política social”, destacou Lídice, durante o encontro realizado no auditório do Museu Eugênio Teixeira Leal.
O encontro teve a presença do deputado federal Nelson Pelegrino, do cantor Gerônimo, que se apresenta todas as terças na escadaria da Igreja do Passo, e de representantes da Secretaria Estadual de Turismo, da Guarda Municipal e da Polícia Militar, além de moradores e lojistas do bairro. Capitão Tadeu lamentou a ausência de representantes do Ministério Público, das secretarias estaduais e municipais da Ação Social, Educação e Saúde.
“Vamos reiterar o convite para estes órgãos nas próximas audiências pois as discussões são transversais”, disse o deputado, que pretende repetir a experiência a cada três meses e elaborar um relatório a ser entregue para todas as autoridades cobrando providências.
A Senadora propôs que em vez de esperar uma próxima audiência que somente ocorrerá daqui a três meses para se cobrar as autoridades, a formatação imediata de um modelo de mobilização que inclua um pedido de audiência ao secretário estadual do planejamento, Zezéu Brito. “As ações voltadas ao Pelourinho precisam ser integradas com as três esferas de poder para dar fim ao problema de governança que existe aqui”, defendeu a socialista.
“De diagnóstico o Pelourinho já está cheio. Temo que vire até folclore, que de tanto reclamar o Pelourinho acabe se transformando num lugar onde só se faz reclamação. É preciso transformar essa capacidade de indignação em ações concretas”, disse Lídice. Ela elogiou o Iphan pelo tombamento da Cidade Baixa, mas ponderou que é preciso reivindicar investimentos para a recuperação da área. “Tombar por tombar não adianta nada”.

Um comentário:

  1. Parabens Capitão Tadeu pela bela iniciativa e com certeza agora os problemas do pelourinho vão ganhar a devida atenção. Parabens tambem a nossa Senadora pela grande intervenção, sobre tudo no que tange um acolhimento aos usuários e menores infratores no pelourinho. É o PSB, mostrando que tem em seus quadros nomes fortes para contribuir, cada vez mais, com a sociedade.
    Vitor Gantois

    ResponderExcluir