quarta-feira, 1 de junho de 2011

Lídice defende mudanças para aumentar participação da mulher na política

Em pronunciamento nesta terça-feira (31), a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) registrou a realização de audiência pública da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) em Salvador, na última sexta-feira (27), para discutir a reforma política. A senadora defendeu a mobilização popular para propor uma reforma que permita o aumento da participação da mulher na política.
A senadora lamentou a redução da representação das mulheres da Bahia no Congresso Nacional, que caiu de quatro deputadas para uma, além dela própria no Senado, e defendeu o financiamento público de campanha.
- Uma das questões consideradas essenciais pelo movimento de mulheres no Brasil é o financiamento público de campanha, para que nós possamos fazer com que aqueles que não têm hoje o financiamento das grandes empresas, do grande empresariado, possam ter condições de sonhar em participar do poder político e realizar esse sonho de representação popular.
Segundo Lídice da Mata, outra possibilidade é a elaboração de um projeto de iniciativa popular com os pontos principais de uma reforma política que "realmente garanta a presença das mulheres, dos negros, dos índios, dos pobres no parlamento brasileiro".
A senadora aproveitou o discurso para saudar o lançamento pelo governo federal do programa Brasil Sem Miséria. Para a parlamentar, superar a miséria é possivelmente o maior desafio desta geração e o programa poderá melhorar a situação social no país, e especialmente em seu estado.
- Nós somos hoje o estado com maior volume de Bolsa Família, justamente porque temos a maior miséria, a população maior de miseráveis do país.

FONTE: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário