terça-feira, 25 de outubro de 2011

A Copa 2014 deve deixar legado da qualificação de mão de obra

O maior legado que a Copa do Mundo de 2014 poderá deixar para o Brasil será a qualificação da mão de obra no setor de turismo. A afirmação foi feita pela senadora Lídice da Mata após audiência pública sobre a capacitação de trabalhadores visando o evento. Para viabilizar esse objetivo, de acordo com a senadora, será necessário definir uma política pública com mecanismos adequados para essa formação.

A audiência contou com a participação da diretora do Departamento de Qualificação do Ministério do Trabalho, Ana Paula da Silva, do diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, Ricardo Martini Moesch, e do representante da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Antonio Borges de Paula.

De acordo com Ricardo Moesch, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, ao assumir a pasta decidiu suspender todos os convênios firmados que tinham como objetivo a capacitação de mão de obra. Segundo ele, essa decisão foi devido as irregularidades encontradas nesses convênios. Moesch disse que o ministro vai retomar o processo de capacitação por meio de parcerias com o Sistema “S” (Senac, Sesc e Senai) e através de convênios firmados com os Institutos Federais de Educação Técnica (IFET).

Antonio Henrique ressaltou que atualmente cerca de oito milhões de trabalhadores brasileiros encontram-se no setor de turismo e que, com a capacitação, esse número pode aumentar bastante. Segundo ele, a nova classe média, formado por cerca de 100 milhões de pessoas, quase não faz turismo. Desse total, disse, apenas 4% viajam. “Isso significa que não há produtos desenvolvidos para esse contingente, ao contrário de outros setores, como o industrial, que já percebeu a necessidade de focar sua produção nessas pessoas”, disse Antonio.

Ana Paula Silva relatou o projeto de capacitação que o Ministério do Trabalho vem desenvolvendo visando a Copa de 2014. Segundo ela, a meta do projeto é de capacitar 50.400 trabalhadores, sendo 2.100 por capital e mais 2.100 pessoas para cada estado, contemplando destinos indutores. O valor total do programa será de R$ 46.569.600,00 sendo que parte desses recursos serão provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e de contrapartidas dos governos estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário