sábado, 22 de outubro de 2011

CPI do Ecad ouve artistas baianos na Assembleia Legislativa

Depois de passar por Brasília, Macapá, Rio de Janeiro e São Paulo, a CPI do Ecad no Senado realiza audiência pública em Salvador, na próxima quinta-feira, 27/10, na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.

A CPI do Ecad é presidida pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e tem como relator o senador Lindberg Farias (PT-RJ). Em Salvador, a anfitriã será a senadora Lídice da Mata(PSB-BA), titular da Comissão.

Nas audiências anteriores prestaram depoimentos representantes das associações que compõem o Ecad, dirigentes e advogados da entidade, além de pessoas acusadas de envolvimento em fraudes, especialistas em direitos autorais, representantes do Ministério da Justiça e artistas como Frank Aguiar, Leoni, Ivan Lins e Sandra de Sá, entre outros.

Na capital baiana, serão ouvidos o cantor e compositor Durval Lélis, da banda Asa de Águia, o compositor Waltinho Queiroz - autor de trilhas sonoras das novelas Saramandaia, Gabriela - que lançou Fafá de Belém com a música Filho da Bahia - e Cambalacho; o poeta e compositor tropicalista José Carlos Capinam; o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Antônio Albino Canelas Rubim; o radialista Mário Sartorello, presidente da ARPUB (Associação das Rádios Públicas do Brasil e Coordenador de conteúdo da Rádio Educadora da Bahia) e o produtor cultural e representante da Associação Brasileira de Promotores de Eventos) João Clemente Meireles de Santana.

Instalada no dia 28 de junho, a Comissão Parlamentar de Inquérito tem como objetivo investigar supostas irregularidades no pagamento de direitos autorais pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição.

Investiga ainda denúncias de abuso da ordem econômica e prática de cartel, além de debater o modelo de gestão coletiva centralizada de direitos autorais de execução pública no Brasil e a necessidade de aprimoramento da Lei 9.610/98, que rege o direito autoral no país.

O Ecad é uma sociedade civil de natureza privada criada pela Lei 5.988/73. A instituição, com sede no Rio de Janeiro, conta com 25 unidades arrecadadoras, 780 funcionários, 45 advogados prestadores de serviço e 130 agências autônomas instaladas em todos os estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário