quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Rodízio de Veículos. Já Está na Hora?


As grandes cidades, diante do excesso de veículos e dos insuportáveis congestionamentos, se viram obrigadas a adotar o rodízio.
O rodízio, numa análise desapaixonada, apresenta aspectos positivos e negativos.
Positivos: Redução de 20% da frota nos horários mais críticos. É bem razoável ter uma redução de 20% de veículos.
Contribui para reduzir congestionamentos. No caso de Salvador, com 740.000 veículos, significa algo próximo de 150.000 veículos a menos nas ruas.
Temos que reconhecer que não resolve o problema, mas alivia esse sufoco. Como desvantagem do rodízio, temos: O grande incômodo em ficar sem usar o automóvel, ou ter que esperar o horário permitido, principalmente porque trocar o automóvel pelo ônibus que temos... Ninguém
merece!
As cidades que implantaram o rodízio foram obrigadas a adotar esse remédio pelas circunstâncias, pois não havia alternativa.
Só para lembrar, São Paulo possui 70 km de metrô e ainda assim teve que implantar o rodízio. Já pensou Salvador que só sonha com o míni-metrô?...
Mas a pergunta é: Salvador já está precisando adotar o rodízio?
Penso que está faltando pouco para Salvador ser obrigada a adotar o rodízio, que a todos nós, motoristas, incomodará. Mas não terá jeito, se continuarmos nesse ritmo de crescimento da frota.
Veja que a previsão é de termos 1.000.000 de veículos automotores, 260.000 a mais do que hoje, em menos de 10 anos.
Já imaginou 260.000 veículos a mais nessas mesmas pistas?... Haja paciência...
Mas há solução?
Sim, há solução! Sou otimista!
Uma das soluções está na melhoria do transporte coletivo, com uma grande malha de metrô; de veículo leve sobre trilho, pista exclusiva para ônibus, táxi; ciclovias; viadutos; alargamento de vias; construção de novas vias; educação etc.
Mas aqui para nós: você acha que tudo isso acontecerá rapidamente?... Claro que não!
Não há dinheiro suficiente para implantar essas medidas a curto e até em médio prazo. Sem contar com a ineficiência da Prefeitura e da forte suspeita de corrupção, que impede a conclusão dos 6 km de metrô.
Só para reforçar o que disse, o metrô de Paris, de Berlim e de Londres, têm mais de 100 anos.
Ora, se cidades ricas demoraram mais de 100 anos, para implantar centenas de quilômetros de metrô, imagine uma cidade pobre e mal gerida como Salvador...
Diante disso, temos que buscar soluções alternativas, inteligentes e criativas, mas dependerá da liderança do prefeito e da cooperação de todos nós, para firmar um grande pacto social por um trânsito melhor.
Todavia, cada um de nós somos parte do problema e, também, parte da solução.
Sem a colaboração de cada um de nós, acredito, não haverá solução para os congestionamentos.
Cabe ao Prefeito liderar já esse grande pacto social, com muita educação e compromisso.

Capitão Tadeu
Deputado Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário