sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Lídice ressalta a importância do Porto Sul

“A implantação da Ferrovia Oeste-leste, maior obra do PAC na Bahia, orçada em R$ 4,5 bilhões, só será viável com a construção do Porto Sul, peça fundamental no complexo logístico-produtivo na Região Sul do Estado”. A afirmação foi feita em plenário pela senadora Lídice da Mata (PSB) nesta quarta-feira (5/10). Segundo ela, a ferrovia só se viabilizará com a construção do Porto.
Lídice ressaltou ainda que as duas obras se integram ao novo Aeroporto Internacional de Ilhéus, a área industrial nas imediações da BR-101, a futura Zona de Processamento de Exportações (ZPE), também na Região, e ao Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene) formando um grande pólo gerador de riquezas e desenvolvimento, não só para a Bahia, mas de importância estratégica para todo o país.
“Três das grandes ferrovias que estão sendo construídas nesse momento - Ferrovia Norte-Sul, Transnordestina e Ferrovia Oeste/Leste - cortam o Nordeste, e quando prontas levarão desenvolvimento acelerado aos Estados dessa Região. A Oeste-leste, que se interligará com o Porto Sul, dinamizará o escoamento da produção do estado da Bahia, servindo de ligação com outros pólos do país através da conexão com a Ferrovia Norte-Sul”, afirmou Lídice.
De acordo com a senadora, a ferrovia Oeste-leste deverá gerar cerca de 30 mil empregos diretos e vai estimular o desenvolvimento agrícola da região oeste da Bahia, cuja previsão é de uma produção de 6,7 milhões de toneladas em 2015. Todo esse empreendimento, segundo ela, só se justifica com a construção do Porto Sul para escoamento da produção.
O projeto, afirmou Lídice, prevê que as operações de carga e descarga do Porto sejam no sistema “offshore”, ocorrendo a cerca de três quilômetros da costa, de forma segura e com o mínimo de impacto visual e ambiental. “A escolha para implantação do Porto Sul na Ponta da Tulha baseou-se em estudos detalhados que apontaram o local como o mais propício para a instalação de um novo porto na região, tanto do ponto de vista de logística e topografia quanto de localização ambiental”, disse ela.
De acordo com Lídice da Mata, o governo da Bahia se comprometeu de imediato com três ações ambientais estratégicas: Criação de Unidade de Conservação de Proteção Integral na Lagoa Encantada; Melhorias na APA da Lagoa Encantada e Rio Almada; e Ampliação e Regularização do Parque Estadual da Serra do Conduru. O Porto Sul está orçado em R$ 3 bilhões, devendo gerar mais de 10 mil empregos diretos e indiretos.

2 comentários:

  1. No recôncavo precisamente em Maragojipe, é só fortalecimento, acesse meu blog www.enadiocareca.com.br

    ResponderExcluir
  2. Luis Carlos no comando a vitoria é certa vamos interagir acessando MARAGOJIPE NA VEIA http://www.enadiocareca.com.br/

    ResponderExcluir