“Em briga de marido e mulher a justiça mete a colher sim”. Essa foi a mensagem da deputada Lídice da Mata (PSB) às mulheres durante o seminário promovido pela Força Sindical, hoje (8) pela manhã, voltado para mulheres sindicalistas, realizado no Clube Comercial, no Centro de Salvador, dentro da programação do Dia Internacional da Mulher.A deputada abordou o tema central do seminário relacionada à crescente onda de violência contra as mulheres, destacando alto índice de agressão e morte de mulheres vítimas dos parceiros dentro das próprias casas, ainda registrados no Brasil.
Citando números da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), mostrou que de janeiro a dezembro de 2009 foram registrados 401.729 atendimentos, um aumento de 49% em relação a 2008. Enfatizou que esses números mostram também que as mulheres cada vez mais estão perdendo o medo e denunciando seus agressores, mas enfatizou que ainda é preciso criar ações capazes de atender as reais necessidades das mulheres.
Segundo a deputada as mulheres precisam conhecer e divulgar o teor da Lei Maria da Penha, denunciar os agressores para que a justiça possa agir, porque em briga de marido e mulher a “a justiça mete a colher sim”. Disse que as mulheres não devem ser encorajadas a denunciar seus agressores.“Vamos colocar um ponto final nesse crime que impede o pleno exercício da cidadania das mulheres, a atuação frente a esse grave problema da violência domestica e sexual tem que ser permanente e conjunta”, assinalou.
A deputada parabenizou à presidente da Força Sindical da Bahia, Nair Goulart pela organização do Seminário e a todas as mulheres pela data. Agora à tarde a deputada participa da marcha das mulheres, com o tema “Mais Mulheres no Poder” que sai de Campo Grande em direção à Praça da Sé. Na chegada haverá um show com a presença da cantora Sandra Sá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário