quarta-feira, 24 de março de 2010

Trade turístico da Bahia homenageia Leonelli

Um jantar comemorativo no Hotel Pestana, oferecido pelo Conselho Baiano de Turismo e pelo Salvador Convention Bureau, marcou a despedida do secretário de Turismo, Domingos Leonelli, dos integrantes do trade turístico do Estado, na noite desta terça-feira (23). O secretário deve se desincompatibilizar do cargo do Executivo até o fim deste mês.
O evento contou com a presença de todos os presidentes das principais entidades ligadas ao turismo, entre eles, Silvio Pessoa (CBTur), Mário Bruni (Salvador Convention), Ernani Pettinati (ABIH) e Pedro Galvão (ABAV), além de autoridades do governo estadual como a presidente da Bahiatursa, Emília Silva e toda a diretoria do órgão.
Em seu discurso de despedida direcionado aos “companheiros do trade”, Leonelli disse estar saindo com a sensação de dever cumprido e também destacou a parceria com as entidades ligadas ao setor. O secretário também destacou os eixos da estratégia denominada Terceiro Salto do Turismo. “No que se refere à qualidade, aumentamos de R$ 500/ano mil para R$ 5 milhões/ano, os investimentos em capacitação empresarial e profissional. Já no que se refere a novos produtos, segmentos e serviços, implantamos o Disque Bahia Turismo, o enoturismo, o turismo étnico-afro, o Espicha Verão, a Stock Car e o São João da Bahia”, ressalta.
Com relação ao terceiro eixo da estratégia, voltado para a integração econômica, Leonelli afirmou que os primeiros passos já foram dados. “Identificamos grandes enclaves hoteleiros desvinculados da economia do seu entorno e iniciamos uma série de pesquisas para implementarmos arranjos produtivos locais para incluir as populações locais na cadeia produtiva do turismo” , conclui.
Em discurso, o presidente do Conselho Baiano de Turismo, Silvio Pessoa, ressaltou o modelo de parceria implementado pelo governo estadual a partir de 2007 com os empresários do segmento e destacou também o êxito de projetos implantados nos últimos três anos como a Stock Car, o Espicha Verão e o São João da Bahia. “Ele inaugurou uma espécie de PPP no turismo da Bahia e sempre teve uma relação de igual para igual com o trade”, conta.
Pedro Galvão, presidente da ABAV, destacou os aspectos da inovação empreendidos no Terceiro Salto e o ambiente de diálogo estabelecido no turismo.
Já o antecessor Pedro Costa, ressaltou a formatação do São João da Bahia como produto turístico. “Nós ficávamos assistindo a Pernambuco e Paraíba atrair muitos turistas para os festejos juninos e, foi a partir de um projeto do atual governo que a nossa maior festa ganhou contornos de produto turístico”, conta.
A admiração ao trabalho de Domingos Leonelli à frente da Setur também foi enfatizado por Ernani Pettinati, presidente da ABIH-BA e Mário Bruni, do Salvador Convention. Eles destacaram a realização de grandes eventos na Bahia como a Stock Car e também o resultado da pesquisa do MTur/Vox Populi, que coloca a Bahia como destino turístico preferido dos brasileiros e a inclusão do estado entre os 31 destinos preferenciais de 2010 do jornal The New York Times.
Continuidade
Antes de concluir o discurso, Leonelli afirmou que o trabalho realizado pela Secretaria de Turismo e pela Bahiatursa será mantido. “Já conversei com o governador Jaques Wagner, nosso corpo técnico será mantido, nossos diretores e o meu substituto deve dar seguimento às ações já implantadas”, disse.

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