segunda-feira, 29 de março de 2010

No aniversário de Salvador, homenagem a Milton Santos

Comemorando os 461 anos de fundação da cidade de Salvador, o escritório político da deputada Lídice da Mata, promoveu homenagem ao geógrafo e intelectual baiano Milton Santos.
A mesa redonda coordenada pela Deputada Federal Lídice da Mata -PSB, (foto), contou com a participação dos professores Fernando Conceição(á direita na foto), Maria Auxiliadora, Rubens de Toledo,(à esquerda na foto) todos da Universidade Federal da Bahia , João Jorge do grupo Olodum e Silvio Simões diretor do jornal A Tarde.
A atualidade e originalidade do pensamento de Milton Santos foi destacada por todos os palestrantes, que enfatizaram a necessidade de maior divulgação e utilização dos ensinamentos do grande geógrafo baiano pelos administradores e gestores públicos, neste momento, onde a questão do desenvolvimento e planejamento urbano, torna-se prioridade para garantir maior justiça social e qualidade de vida para os habitantes dos grandes centros urbanos.
O jornalista e professor Fernando Conceição, confirmou que estará lançando a biografia de Milton Santos em junho de 2011, quando se completará 10 anos de falecimento do grande pensador e geógrafo baiano. A ideia deste trabalho, que vem se desenvolvendo nos últimos anos, surgiu a partir de uma entrevista realizada por Conceição com Milton Santos , para o caderno Mais do jornal Folha de São Paulo. A biografia será uma forma de transmitir e perpetuar às futuras gerações, a saga de um intelectual baiano que se destacou pela originalidade e capacidade de superação.

Um comentário:

  1. Parabeni a deputada lídice por esta iniciativa e congratulo-me com todos os seguidores de Milton Santos, em especial o Jornal da Bahia, e a UFBA, cujos rastros do g~enio ainda permiea aquelas atmosferas...e estendo ao João Jorge, presidente do Olodum, que teve o feliz insight de reconhecer que a festa não basta...é preciso a luz do conhecimento que nosso Santos tem muito a a ofertar..!! parabés, joão, pela lucidez bem-vinda!

    ResponderExcluir