quarta-feira, 18 de maio de 2011

ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES




Bahia é o estado onde ocorre maior número de denúncias

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado hoje (18) , contou com várias ações em Brasília em referência à data. A senadora Lídice da Mata lembrou em plenário que a iniciativa para criação desse dia deve-se ao Centro de Defesa da Criança e do Adolescente da Bahia (Cedeca-BA).
A senadora recordou que a instituição apresentou a proposta de criação do Dia de Combate à deputada Rita Camata que encampou a ideia e apresentou um projeto sendo posteriormente transformado na Lei 9.970/2000. “O Cedeca realiza em meu Estado um trabalho exemplar e, por conta disso, a Bahia é hoje o Estado que mais onde mais se denuncia abuso contra crianças e adolescentes, fruto das campanhas realizadas todos os anos, principalmente no verão, estimulando as denúncias”, afirmou Lídice.
Pela manhã a senadora participou da solenidade de abertura do I Encontro Nacional sobre Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes no Judiciário Brasileiro realizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que contou com a participação da Rainha Silvia da Suécia. Ela criou a World Childhood Foundation, que tem representação no Brasil e desenvolve ações em busca de uma infância livre de abuso e exploração sexual.
“Tenho orgulho de dizer que, há 12 anos, eu e a Childhood temos essa missão especial de dar visibilidade a um tema sobre o qual muitas pessoas ainda preferem não falar”, disse a Rainha. Para a senadora Lídice da Mata, o encontro é importante porque demonstra o compromisso do STF com a luta no combate ao abuso sexual das crianças e adolescentes. “Ao realizar esse encontro, o STF firma também o compromisso da justiça brasileira com essa causa para que não fiquem impunes os que abusam de crianças e adolescentes”, afirmou Lídice.
As ações que marcaram o dia 18 contaram também com a entrega do prêmio Neide Castanho aos que se destacaram pela atuação no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Como coordenadora da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lídice da Mata entregou o prêmio à deputada estadual Patrícia Sabóia por sua atuação pela causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário