terça-feira, 10 de maio de 2011

PACTO SOCIAL POR TRÂNSITO MELHOR!!!!!



De 2000 a 2011, Salvador ganhou cerca de 330.000 novos veículos. Um aumento de cerca de 80% da frota em apenas 10 anos.
Já imaginou a cada 10 anos um aumento de 80% da frota?
Em 2021 teremos, nesse ritmo, mais 600.000 novos veículos, que somados com atuais 740.000, teremos 1.300.000 veículos circulando pelas mesmas pistas.
Quem vai suportar? A cidade que já está parada hoje, em dez anos… Não é bom nem pensar.
Já o transporte coletivo de massa, que poderia amenizar esse drama, desde 2000 não conseguiu sequer concluir o mini metrô de 6 km e que, quando concluído, pouco ajudará pela sua pequena extensão. Veja que no mesmo período que a frota cresceu cerca 330.000, o metrô continua sendo uma esperança.
De 2000 a 2008, em Salvador, morreram tragicamente no trânsito cerca de 2.700 pessoas e quase 60.000 ficaram feridas com as mais diversas sequelas: tetraplegia, paraplegia, amputações.
Enquanto isso, é cultural e aceitável socialmente, que condutores dirigiam após ingestão de bebidas alcoólica, excedam a velocidade, invadam o sinal vermelho, estacionem em fila dupla em porta de escola, não dêem prioridade a pedestres, causas do nosso caótico trânsito. Em resumo: as pessoas têm informação, mas são culturalmente acostumadas a transgredir a lei, como se fosse normal.
A soma de todos esses fatos é o caos do trânsito, com muitas mortes, feridos e prejuízos imensuráveis dos congestionamentos, que a todos, sem exceção, agride. Só para lembrar, os congestionamentos em Salvador nos aprisiona no interior do veículo por cerca de 3 horas por dia. 720 horas por ano e 7.200 por década. Um absurdo que reduz a qualidade de vida de todos nós, além dos incalculáveis prejuízos financeiros.

Quem é o culpado?
A Prefeitura é a culpada porque não oferece transporte coletivo de boa qualidade, diz a população.
Os cidadãos colaboram com esse problema porque abusam no uso do automóvel e não respeitam as regras de trânsito, diz a Prefeitura.

Quem tem razão?

Todos têm razões e culpas ao mesmo tempo! Ambos, Prefeitura e cidadãos não fazem as suas obrigações! Mas adianta procurar culpados?
Não! Temos que buscar soluções! Proponho um PACTO SOCIAL POR UM TRÂNSITO MELHOR, envolvendo a Prefeitura, o Estado, a União, os cidadãos e todos os segmentos sociais, onde cada qual faça bem feito a sua parte, pois só assim seremos capazes de frear essa loucura incontrolável que se chama trânsito.
A Prefeitura sozinha, com seus guardas de trânsito e engenheiros de tráfego não resolverá essa dramática questão do trânsito, pois precisa da colaboração de cada motorista, de cada pedestre, de cada empregador. Em suma: de cada um de nós!
A verdade precisa ser dita. E está dita. E é o que propomos. Pense nisso e faça a sua parte. Colabore para o bem de todos nós.

CAPITÃO TADEU FERNANDES
Deputado Estadual – PSB
Advogado Especializado em Direito do Trânsito

Nenhum comentário:

Postar um comentário