sábado, 28 de maio de 2011

Mulheres unem-se em torno de propostas para a reforma política


O voto em lista fechada com alternância de gênero, o financiamento público de campanha e a fixação de sansões severas para os partidos políticos que não cumprirem a cota de candidaturas femininas foram algumas das medidas defendidas de forma unânime pelos presentes à  audiência pública "As Mulheres e a Reforma Política", promovida pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), coordenada pelas senadoras Lídice da Mata (PSB) e Marta Suplicy (PT-SP).
Foi consenso durante o debate de mais de três  horas, realizado no Centro Cultural da Câmara de Vereadores, em Salvador que a representação feminina na Câmara Federal, onde pouco mais de 8% são mulheres – e no Senado (14%) e nas  Assembléias Legislativas (em torno de 11%) só será revertido com a mudança da legislação.Mas elas reconheceram que não vai ser fácil.
"Não há reforma política sem participação popular. Não há participação popular sem que haja a garantia de igualdade representatividade para homens e mulheres", declarou Lídice. "Nós não somos melhores nem piores que os homens. Nós somos diferentes. E nós queremos ver este olhar diferente presente nas estruturas de poder do Brasil", pontuou Marta, destacando a importância da mobilização popular para garantir avanços com a Reforma Política.
Compuseram a mesa a deputada federal Alice Portugal (PcdoB), a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), as vereadoras Tia Eron (DEM), as sociólogas Ana Alice Costa e Vilma Reis, do Ceafro e a ativista Suly Nascimento, da Articulação de Mulheres Brasileiras. Estiveram presentes ainda o deputado federal Nelson Pelegrino, a deputada estadual Maria Del Carmen, as vereadoras Olívia Santana, Marta Rogues, Aladilce, Vânia Galvão e Andrea Mendonça, o vereador Gilmar Tato, representantes da luta em defesa dos direitos LGBT, como a vereadora Edlene Paim, de Coração de Maria, e de inúmeras entidades representativas do movimento, que lotaram ao auditório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário