segunda-feira, 2 de maio de 2011

Seminário debate Mobilidade em Salvador

O auditório do Grande Hotel da Barra, em Salvador, ficou pequeno para abrigar as cerca de 200 pessoas que participaram do seminário Mobilidade Urbana: Transporte, Trânsito e Sustentabilidade realizado pelo PV na tarde do último sábado, 30 de abril.
No evento deste sábado, a discussão foi acerca de quais os meios de transporte mais adequados, ecológicos e sustentáveis para a capital baiana. O evento, realizado de forma participativa, contou com quatro debatedores em dois painéis. O primeiro com o secretário estadual extraordinário para Assuntos da Copa 2014 Ney Campello e o arquiteto e urbanista Francisco Ulisses, técnico senior de Transportes da Prefeitura e um dos elaboradores do projeto da Rede Integrada de Transportes de Salvador.
O segundo bloco contou com Horácio Brasil, superintendente do SETPS, e o engenheiro Osvaldo Campos, especialista em infraestrutura da Fiesp, que foi candidato pelo PSB a vereador em 2008.
Para Osvaldo Campos, que representou o PSB no seminário, Salvador deve priorizar a implantação da linha 2 do Metrô, ligando Lauro de Freitas e aeroporto à rôtula do Abacaxi, através de uma Parceria Público Privada. Disse ainda que as cidades precisam adotar mediadas restritivas à utilização do automóvel, citando especificamente o rodízio por final de placa, como feito em São Paulo e a cobrança de pedágio urbano, que já está sendo feito nas grandes cidades do hemisfério norte, como Londres, Cingapura e Estocolmo. Segundo Osvaldo, os 20 % da população que utilizam automóveis ocupam 70% do espaço público urbano e percentual equivalente dos investimentos públicos. Ao mesmo tempo, Salvador precisa previlegiar o transporte público de qualidade, incentivando a população a não utilizar o transporte individual, que vem gradativamente tornando inviável a mobilidade em
Salvador.
Destacou a precariedade e a baixa qualidade do sistema de transporte urbano de Salvador e as dificuldades para a conclusão das obras do metrô, que já consumiram quase 1bilhão de Reais num trecho de apenas 6 km. O menor e mais caro metrô do mundo.
Para Horácio Brasil, representante do SETEPS, as condições de Salvador obrigam a utilização de chassis de caminhão nos ônibus urbanos de Salvador, que são altos e bastante desconfortáveis para a população idosa. Elogiou ainda iniciativa do PV ao se antecipar na realização de debate tão importante para a cidade.

Prioridade para o Transporte Público - Para o jornalista Augusto Queiroz, que coordenou a organização do seminário, "mais do que a simples discussão acerca dos modais a serem adotados -se VLT ou BRT - precisamos pensar a mobilidade urbana em termos da integração de todas as possibilidades de deslocamento. E priorizando sempre o transporte de massa de qualidade, em detrimento do transporte individual por carro". Ele chamou ainda a atenção no debate para a ameaça representada pelo projeto de ampliação do aeroporto de Salvador sobre uma área de preservação ambiental permanente: o Parque das Dunas. "Possibilidade que sequer seria levantada num país realmente sério", pontuou.
Programa amplo - Durante o evento, foi entregue ao partido o Manifesto Massa Crítica Salvador, com propostas de ações para melhorar a mobilidade dentro de Salvador, tendo como foco especial os modais bicicleta e pedestres. Fraga declarou que as propostas contidas no manifesto integrarão o programa do PV para a cidade e convidou os membros do movimento a se integrarem a essa construção.
Também marcou presença no evento o representante do Movimento Nossa Salvador, que integra a Rede de Cidades Sustentáveis, Pablo Florentino. Ele aproveitou o evento para solicitar ao superintendente do SETPS que reforce a formação dos motoristas de coletivos em Salvador, no sentido de promover uma maior integração com os ciclistas na cidade.
Estiveram presentes ainda ao evento o presidente da Associação dos Bicicleteiros da Bahia, Gilson Cunha, o presidente do Instituto dos Arquitetos da Bahia, Daniel Colina, o arquiteto e urbanista Lourenço Mueller, o conselheiro de Juventude da Bahia, Marcelo Tourinho, membros do Movimento Massa Critica Salvador e do Movimento Eu Quero VLT em Salvador, além de militantes, filiados e simpatizantes do Partido Verde e de outros partidos na capital.

Um comentário:

  1. Parabenizamos a divulgação do evento e em tempo solicitamos a divulgação do blog do movimento "Eu quero VLT em Salvador" http://vltemsalvador.blogspot.com/ e do manifesto e abaixo-assinado a ser entregue ao Governo do Estado da Bahia http://peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=vlt

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